Lula recebeu presidente argentino Alberto Fernández em Brasília



Na pauta, aumentar o fluxo de exportações entre os dois países

Presidente Alberto Fernández, da Argentina, em visita ao Brasil Foto: Ricardo Stucker

Com dados da Agência Brasil – O presidente Luíz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (2) com o mandatário argentino Alberto Fernández, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
 O principal tema da agenda foi a reunião da extensão de crédito para exportação entre os dois países.


O objetivo do governo brasileiro é apoiar o financiamento às empresas que vendem para a Argentina e importam serviços e mercadorias do Brasil. De acordo com o Ministério da Fazenda, o Brasil tem 210 empresas que comercializam com a Argentina, principalmente produtos industriais, com maior valor agregado.

Fernández anunciou há duas semanas que não irá disputar a reeleição à presidência argentina. Um nome forte para substituí-lo no pleito é o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, que também estará no encontro.

A comitiva de Fernández nesta viagem a Brasília inclui o ministro da Economia, Sergio Massa; o chefe de gabinete, Agustín Rossi; o chanceler Santiago Cafiero, ministra de Desenvolvimento Social, Victoria Tolosa Paz; o secretário-geral da Presidência, Julio Vitobello, e a porta-voz presidencial Gabriela Cerruti, além do embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli.

Alberto Fernández é um dos principais aliados de Lula. Foi para a Argentina a primeira viagem do presidente brasileiro em seu terceiro mandato. O encontro entre os dois líderes é acompanhado pela atenção da imprensa argentina. 

De acordo com o diário argentino Página12, a intenção do governo argentino é colocar em marcha um acordo que permita substituir o dólar no câmbio comercial de modo a fortalecer as reservas argentinas. 

Já o site El Economista destaca que o governo brasileiro almeja que as linhas de financiamento às exportações sejam pagas diretamente em reais. Também registrou que em recente visita à China, Lula defendeu que o Banco dos Brics, instituição comandada pela ex-presidente Dilma Rousseff, ampliou seu papel nas economias emergentes.

Segundo a agência de notícias argentina Télam , Fernández pretende conversar sobre a intervenção dos acordos bilaterais assinados durante a visita de Lula a Buenos Aires em janeiro passado e também sobre a participação do país vizinho na implementação da revolução que o governo brasileiro assinou em março com a China [um desses acordos seria o do swap com a China, que permite fortalecer as reservas do Banco Central].

Matéria completaFórum

Leia também:
Telam






Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.