"Ninguém no mundo tem a moral de discutir energia limpa com a gente", diz Lula sobre exigências da União Europeia

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de seu podcast semanal, nesta terça-feira (4), direto de Puerto Iguazú, na Argentina, onde ocorre a cúpula de chefes de Estado do bloco comercial Mercosul. Antes mesmo de embarcar, Lula já deixara claro que o tema cordo comercial com a União Europeia surgiria nas discussões do encontro.

O presidente  voltou a criticar as exigências de Bruxelas de que o Brasil abra mão de compras governamentais. Segundo ele, isso acabaria com as pequenas e médias empresas nacionais, gerando forte desemprego. E ao mencionar as exigências ambientais, Lula afirmou que "ninguém no mundo tem a moral de discutir energia limpa com a gente", afirmação que já havia feito ao discursar em Paris, recentemente.

O presidente repetiu que seu governo continuará cuidando dos direitos de indígenas e quilombolas e da proteção das florestas, lembrando que 87% da energia brasileira é renovável, enquanto o mundo só tem 27%. "O Brasil tem autoridade moral", frisou Lula. "Não queremos imposição para cima de nós, é um acordo de companheiros, nada de um colocar a espada na cabeça do outro", reforçou, para desgosto de entreguistas combatentes ferozes do nacionalismo.

Leia também:




Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.