Participação do Brasil na III Cúpula CELAC-UE - Bruxelas
Presidente Lula participa da III Cúpula CELAC-UE Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia – nos dias 17 e 18, em Bruxelas, Bélgica
O Presidente pretende que a assinatura do acordo ocorra ainda no ano em curso, a depender de alguns pontos com os quais o país não concorda. Lula já deixou isso claro em Paris e repetiu a posição do Brasil em recente encontro em que assumiu a presidência temporária do Mercosul, em Foz do Iguaçu.
Pedro Sánchez, premiê da Espanha assumiu recentemente a presidência do Conselho da União Europeia (UE). Em copnversa com o presidente, Sánchez sobre o Fórum Empresarial, previsto para o dia 17, e convidou Lula para realizar a abertura do evento ao lado dele e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
No fórum, deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina", indica comunicado do Itamaraty. O principal impasse na assinatura do acordo é um anexo ao texto, chamado de Side Letter, proposto pelos países europeus no início de 2023, e que pretende tornar obrigatórios alguns compromissos ambientais antes voluntários, impingindo, inclusive, sanções pesadas aos que não os cumprirem. Ao anexo, Lulas respondeu, já em Paris: "Não é possível que haja uma carta adicional fazendo ameaças a parceiro estratégico", disse o petista na França, no mês passado.
Leave a Comment