Brasil sem fome: a grande aposta de Lula deve integrar 24 ministérios

Foto: Ricardo Stuckert

"O problema não é falta de comida, falta de plantar, o problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso à comida", diz o presidente Lula


Brasil 247 – Em cerimônia realizada em Teresina (PI) na quinta-feira (31/agosto), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Brasil sem Fome, com objetivo de eliminar a fome no país pela promoção de acesso a alimentação adequada e saudável, enquanto enfrenta as desigualdades sociais e os impactos das mudanças climáticas nos sistemas alimentares.

No evento, o Presidente Lula destacou que a construção de um Brasil sem fome vai além de garantir o acesso à comida: envolve, também,  proporcionar condições de emprego e renda para a população. Ele destacou a necessidade de acabar com a fome real no país, garantindo que todos os trabalhadores tenham oportunidades de emprego e salários dignos. 

"A riqueza produzida neste país não é distribuída de maneira equitativa; alguns podem se alimentar várias vezes ao dia, enquanto outros passam dias sem comida. Por isso, tenho uma obsessão em lutar contra a fome, fazer a economia crescer e gerar empregos de qualidade para as pessoas", declarou.


O Plano Brasil sem Fome abrange 80 ações e mais de 100 metas,  organizadas em três eixos fundamentais e envolvendo 24 ministérios:

Eixo 1: Acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania – O objetivo é aumentar a renda das famílias para que possam adquirir alimentos e integrar benefícios sociais existentes em estados e municípios. Nele, serão integradas políticas como Bolsa Família, Busca Ativa, valorização do salário mínimo, inclusão produtiva e capacitação profissional, além do Programa Nacional de Alimentação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Eixo 2: Segurança alimentar e nutricional: alimentação saudável da produção ao consumo – Concentra-se na promoção de alimentação adequada e saudável, englobando Plano Safra da Agricultura Familiar, segurança alimentar nas cidades, combate ao desperdício, políticas agroecológicas, Política Nacional de Abastecimento, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e formação de estoques de alimentos.

Eixo 3
: Mobilização para o combate à fome – Prevê o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a adesão de estados, municípios e entes federativos, caravanas em todo o Brasil na campanha por um Brasil sem fome e a organização de uma rede de iniciativas da sociedade civil.

O Plano Brasil sem Fome produzirá informações municipais sobre o número de pessoas em insegurança alimentar grave, baseadas no Cadastro Único, com dados segmentados por faixa etária, sexo, cor/raça entre outros fatores de identificação. Além disso, pela primeira vez, serão obtidas estatísticas anuais por meio da aplicação da Escala Brasileira de Segurança Alimentar e Nutricional na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a abrangência e o planejamento do Plano, enfatizando a colaboração entre ministérios e municípios. 

"É um plano bem estruturado, discutido com a sociedade. São 24 ministérios e estaremos dia e noite trabalhando integrados com cada município, queremos trabalhar uma pactuação para que possamos planejar cada um dos estados brasileiros, planejar por municípios e planejar 80 metas para todo o Brasil", afirmou.



O Plano Brasil sem Fome representa um compromisso do governo brasileiro em combater a fome, reduzir a desigualdade e promover uma vida digna para todos os cidadãos, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e buscando um futuro mais justo e próspero para o país.

Leia também:


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.