Brasil sem fome: a grande aposta de Lula deve integrar 24 ministérios
"O problema não é falta de comida, falta de plantar, o problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso à comida", diz o presidente Lula
Brasil 247 – Em cerimônia realizada em Teresina (PI) na quinta-feira (31/agosto), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Brasil sem Fome, com objetivo de eliminar a fome no país pela promoção de acesso a alimentação adequada e saudável, enquanto enfrenta as desigualdades sociais e os impactos das mudanças climáticas nos sistemas alimentares.
No evento, o Presidente Lula destacou que a construção de um Brasil sem fome vai além de garantir o acesso à comida: envolve, também, proporcionar condições de emprego e renda para a população. Ele destacou a necessidade de acabar com a fome real no país, garantindo que todos os trabalhadores tenham oportunidades de emprego e salários dignos.
"A riqueza produzida neste país não é distribuída de maneira equitativa; alguns podem se alimentar várias vezes ao dia, enquanto outros passam dias sem comida. Por isso, tenho uma obsessão em lutar contra a fome, fazer a economia crescer e gerar empregos de qualidade para as pessoas", declarou.
O Plano Brasil sem Fome abrange 80 ações e mais de 100
metas, organizadas em três eixos fundamentais e envolvendo 24
ministérios:
Eixo 1: Acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania – O objetivo é aumentar a renda das famílias para que possam adquirir alimentos e integrar benefícios sociais existentes em estados e municípios. Nele, serão integradas políticas como Bolsa Família, Busca Ativa, valorização do salário mínimo, inclusão produtiva e capacitação profissional, além do Programa Nacional de Alimentação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Eixo 3: Mobilização para o combate à fome – Prevê o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a adesão de estados, municípios e entes federativos, caravanas em todo o Brasil na campanha por um Brasil sem fome e a organização de uma rede de iniciativas da sociedade civil.
O Plano Brasil sem Fome produzirá informações municipais sobre o número de pessoas em insegurança alimentar grave, baseadas no Cadastro Único, com dados segmentados por faixa etária, sexo, cor/raça entre outros fatores de identificação. Além disso, pela primeira vez, serão obtidas estatísticas anuais por meio da aplicação da Escala Brasileira de Segurança Alimentar e Nutricional na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a abrangência e o planejamento do Plano, enfatizando a colaboração entre ministérios e municípios.
"É um plano bem estruturado, discutido com a sociedade. São 24 ministérios e estaremos dia e noite trabalhando integrados com cada município, queremos trabalhar uma pactuação para que possamos planejar cada um dos estados brasileiros, planejar por municípios e planejar 80 metas para todo o Brasil", afirmou.
Leia também:

Leave a Comment