Exército mobiliza 17 mil soldados para impedir tumultos no 7 de Setembro
A Força Nacional também será acionada para garantir a ordem durante as comemorações do Dia da Independência
O Exército mobilizará 17 mil soldados no desfile cívico do dia 7 de setembro, no Distrito Federal, com objetivo de prevenir qualquer tumulto, a exdemplo do que já ocorreu nos dias 24 de dezembro (2022) e no dia 8 de janeiro (2023).
O ministro da Justiça, Flávio Dino, enviou alerta ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com uma vídeos que supostamente incitavam protestos violentos na data cívica. Dentre os vídeos, um do pastor Silas Malafaia. Na última semana, alguns veículos de imprensa chamaram atenção para um possível "apito de cachorro" emitido nas redes por Flávio Bolsonaro, que apelava à população que doasse sangue. Outro fato que vem chamando atenção nas redes é uma siuposta campanha bolsonarista conclamando as pessoas a "ficarem em casa"no 7 de Setembro.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, preocupado com as informações do ministro Dino, anunciou a criação de uma força-tarefa para prevenir atos de violência no 7 de Setembro, com o objetivo de promover a ordem pública e social, coordenar atividades administrativas e monitorar os eventos do 7 de Setembro, segundo matéria do site Brasil 247. O grupo é liderado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal e conta com a participação de representantes dos Ministérios da Defesa, da Justiça, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além disso, foi autorizado o uso da Força Nacional da Segurança para reforçar o policiamento em Brasília, com um esquema de segurança maior do que o da posse de Lula. Esse conjunto de medidas objetiva evitar surpresas ou planos de tumultos.
Leave a Comment