Simone Tebet: Déficit zero em 2024 dependerá do Congresso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Projeto orçamentário estabelece uma ampliação de 168 bilhões de reais em arrecadação

Agência Reuters informa, de acordo com declarações da Ministra Simone Tebet, que  o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, tem  previsão de que a despesa primária crescerá R$ 129 bilhões  em relação a 2023, o que deve representar uma alta de 1,7% acima da inflação.

Para alcançar a previsão do déficit zero no ano, como pretende a equipe econômica, o projeto estabelece uma ampliação de 168 bilhões de reais em arrecadação, incluindo receitas ainda não aprovadas, e vai prever despesas que ficarão parcialmente condicionadas a uma ainda incerta autorização especial do Congresso.

Tebet afirmou, em  audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que a maior parte do incremento nas despesas será consumida por gastos obrigatórios –  pressionadas por medidas como o reajuste do salário mínimo, do Bolsa Família e dos salários de servidores – e apenas 9 bilhões de reais dirão respeito a verbas discricionárias, sobre as quais o governo tem capacidade de manejo.

Os cálculos da equipe econômica do governo para o aumento de gastos consideram 62 bilhões de reais de correção dos gastos pela inflação de 3,16% apurada até junho deste ano. O aumento total de gasto proposto, segundo a ministra, ainda prevê 32 bilhões de reais que ficarão condicionados a uma aprovação posterior pelo Congresso.

O dispositivo, derrubado na votação do arcabouço fiscal e que ainda consta em outro projeto orçamentário em tramitação, permite uma ampliação dos gastos em 2024 caso a inflação suba entre o meio e o fim deste ano. Esse trecho incrementaria o gasto em mais 1,64%.



Leia mais:
Lula sanciona com vetos novo marco fiscal



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.