Brasil Sorridente deve cobrir 62,5% da população em 2024
O programa Brasil Sorridente, criado em 2004, foi retomado no atual mandato de Lula
Pelo Programa, o cidadão tem acesso gratuito (via SUS) a tratamento de problemas odontológicos como dor de dente, cárie, tártaro, canal, implante dentário, extração de siso, aftas e abscessos, câncer de boca, inflamação da gengiva, gengivite e periodontite, entre outros. Esses e muitos outros problemas odontológicos são tratados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo programa Brasil Sorridente.
Para atendimento sem custo à saúde bucal do população pelo SUS são 44 mil unidades básicas de Saúde (UBS), em todo o território nacional, além de 140 unidades odontológicas móveis (UOM), para, por exemplo, a população em situação de rua, que geralmente recebem trabalhos de prevenção, como a higiene bucal e procedimentos dentários mais simples.
Quando na triagem da Atenção Básica à Saúde for verificado que o caso do paciente é mais complexo, ele é encaminhado a um Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde os profissionais da Atenção Secundária da Saúde Pública, quando necessário, fazem cirurgias, confeccionam próteses dentárias personalizadas, colocam aparelhos ortodônticos, investigam lesões de boca, entre outros procedimentos.
O programa Brasil Sorridente conta, atualmente, com aproximadamente 35 mil equipes de Saúde Bucal, no atendimento odontológico pelo SUS. O Ministério da Saúde anunciou que o programa Brasil Sorridente terá um total de R$ 3,8 bilhões para gastar, em 2024, valor 126% maior do que o orçamento do programa em 2023.
O número de unidades odontológicas móveis em funcionamento deve dobrar em 2024, com o novo orçamento da União, prevê o Ministério da saúde. Serão comprados e equipados 300 novos veículos que vão compor a frota total de 404 unidades desse tipo no país. Além de investir R$ 270 milhões na compra de novos equipamentos odontológicos, como as cadeiras odontológicas e ultrassom.
Com esse dinheiro, a pasta planeja beneficiar mais 22,8 milhões de pessoas com o atendimento odontológico do SUS. Se confirmado esse acréscimo, o programa federal alcançará 62,5% da população brasileira, correspondente a 127 milhões de pessoas, segundo reportagem o Poirtal R7 (Brasil ao minuto). O governo federal planeja, no próximo ano, contratar 6.536 novas equipes de saúde bucal.
O governo federal vai dar prioridade à criação dos serviços odontológicos no interior do país, com foco em municípios com até 20 mil habitantes.
O número de unidades odontológicas móveis em funcionamento deve dobrar em 2024, com o novo orçamento da União, prevê o Ministério da saúde. Serão comprados e equipados 300 novos veículos que vão compor a frota total de 404 unidades desse tipo no país. Além de investir R$ 270 milhões na compra de novos equipamentos odontológicos, como as cadeiras odontológicas e ultrassom.
Leave a Comment