Curtinhas
NOTA À IMPRENSA
Reunião do Conselho de Segurança sobre os ataques a Kharkiv, na Ucrânia
O Brasil presidiu hoje reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o conflito na Ucrânia. A reunião de emergência foi convocada a pedido de Albânia, Equador, Estados Unidos, França, Japão, Malta, Reino Unido e Suíça para discutir os ataques na região de Kharkiv, que vitimaram ao menos 52 pessoas na semana passada.Ao manifestar solidariedade às famílias das vítimas, o Brasil reiterou o apelo a todas as partes para que respeitem o direito humanitário internacional e os princípios fundamentais de distinção entre combatentes e civis.
O Brasil reiterou seu chamamento à cessação das hostilidades. A via da negociação diplomática é a única que conduzirá a uma paz justa e duradoura, em consonância com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e tendo em conta as preocupações legítimas de segurança de todos.
O Brasil reafirma seu respeito à soberania e integridade territorial de todos os estados e seu compromisso com a resolução pacífica de disputas.

Falecimento de cidadão brasileiro em Israel
O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel.
Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis.
Governo brasileiro não financia Hamas
Doação de R$ 25 milhões, feita em 2009 à Autoridade Nacional Palestina, foi aprovada pelo Congresso Nacional. É evidente que não se espera da população toda que conheça História, mas informações mínimas sobre eventos traumáticos internacionais que envolvem um mínimo de conhecimento de História são essenciais a JORNALISTAS, principalmentge se eles estiverem ligados à grande imprensa cuja repercussão ninguém seria, de sã consciência, capaz de negar.Quando esse tipo de ignorância de fatos históricos se torna público, somente duas linhas de reflexão podem se estabelecer: má fá ou incompetência. Assim, deve-se esclarecer, de uma vez por todas:
Secom – Uma doação feita pelo Governo Brasileiro à Autoridade Nacional Palestina (ANP) tornou-se foco de deturpação em peças de desinformação. A operação, que foi debatida e aprovada no Congresso Nacional em 2009, aconteceu em 2010, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A doação fez parte de um esforço global movido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a reconstrução da Faixa de Gaza. O Hamas não integrou a iniciativa e nem recebeu recursos do fundo formado.
A doação foi destinada à Autoridade Nacional Palestina, controlada pelo Fatah, partido que faz oposição ao Hamas na Palestina.
As peças de desinformação surgem na esteira da recente série de ataques a Israel conduzidos pelo Hamas. O Governo Brasileiro condena as ações e convocou o Conselho de Segurança da ONU a tratar sobre o assunto. O Itamaraty mantém canais de assistência para brasileiros na zona de conflito. No momento, a Força Aérea Brasileira já está enviando voos para repatriar brasileiros que encontram-se na região.

Imagem de avião da FAB do Grupo de Transporte Especial e que será enviado a Israel para repatriação de brasileiros da região. Foto: Agência Força Aérea/sargento Johnson. A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Tel Aviv, Israel, hoje, 10/outubro) às 15h41, horário local. Até o momento (16h50min/ 10/outubro), a Embaixada brasileira em Tel Aviv colheu, por meio de formulário on-line, os dados de cerca de 2.700 brasileiros que manifestaram interesse na repatriação
A doação fez parte de um esforço global movido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a reconstrução da Faixa de Gaza. O Hamas não integrou a iniciativa e nem recebeu recursos do fundo formado.
A doação foi destinada à Autoridade Nacional Palestina, controlada pelo Fatah, partido que faz oposição ao Hamas na Palestina.
As peças de desinformação surgem na esteira da recente série de ataques a Israel conduzidos pelo Hamas. O Governo Brasileiro condena as ações e convocou o Conselho de Segurança da ONU a tratar sobre o assunto. O Itamaraty mantém canais de assistência para brasileiros na zona de conflito. No momento, a Força Aérea Brasileira já está enviando voos para repatriar brasileiros que encontram-se na região.

Imagem de avião da FAB do Grupo de Transporte Especial e que será enviado a Israel para repatriação de brasileiros da região. Foto: Agência Força Aérea/sargento Johnson. A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Tel Aviv, Israel, hoje, 10/outubro) às 15h41, horário local. Até o momento (16h50min/ 10/outubro), a Embaixada brasileira em Tel Aviv colheu, por meio de formulário on-line, os dados de cerca de 2.700 brasileiros que manifestaram interesse na repatriação
O primeiro voo com 211 passageiros decolou de Tel Aviv, em ação de repatriação dos brasileiros. Estão previstos mais cinco voos até domingo. O governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível…
— Lula (@LulaOficial) October 10, 2023
Morte de cidadã brasileira em Israel
O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, segunda vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel.
Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Bruna, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil.
- O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta terça-feira (10/outubro) em Washington, nos Estado Unidos, do lançamento do Comitê de Ação do Gerenciamento de Carbono e Metano do Diálogo da Indústria da Energia Limpa entre Brasil e Estados Unidos (CEID), organizado pela Câmara de Comércio dos EUA. Ele falou a empresários e autoridades sobre oportunidades de investimento no Brasil e sobre o desejo de cooperação bilateral em energia entre os dois países, para promover uma nova cooperação público-privada em energia limpa. “Estamos prontos para avançar nesta agenda e este Comitê será um marco importante para as relações Brasil-Estados Unidos no setor energético. Primamos pela segurança jurídica e estabilidade regulatória, com regras claras, inovadoras e consistentes, temos em comum democracias sólidas e estabilidade social. Esse ambiente comum nos proporciona e orienta para trabalharmos juntos por investimentos sustentáveis que garantam a salvaguarda do planeta e o desenvolvimento econômico para nós brasileiras e brasileiros imprescindível”, afirmou.
- A CAIXA registrou o melhor trimestre de sua história em concessão de crédito imobiliário. Ao todo, de julho a setembro de 2023, foram liberados R$ 51,3 bilhões em financiamentos para aquisição da casa própria. O segundo melhor resultado em contratações na modalidade é do 3º trimestre de 2022, quando o banco atingiu R$ 48,3 bilhões liberados. A presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, atribui o resultado histórico ao empenho do banco em buscar alternativas para manter todas as linhas de crédito ativas, mesmo em um cenário em que outras instituições financeiras recuaram na oferta de crédito imobiliário. “É o melhor momento da CAIXA na concessão de financiamentos imobiliários. Temos trabalhado incansavelmente para ofertar à população que mais precisa do banco condições mais vantajosas, seja na habitação social ou nas demais modalidades de crédito. Esse resultado expressivo é fruto dessa dedicação”, enfatiza.
- Acessar canais de denúncia e pesquisar redes de assistência e proteção às mulheres. Essas são algumas das funcionalidades do novo aplicativo do Programa Nacional de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS), o Equidade SUS, dentro da plataforma ConecteSUS para dispositivos móveis. A ferramenta que vai auxiliar no enfrentamento a situações de violência, preconceito e discriminação no âmbito do SUS foi lançada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (10), durante o ‘Encontro de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Gente que faz o SUS acontecer’. Também foram anunciadas a Mostra Fotográfica Retratos da Gente - com uma homenagem aos trabalhadores da saúde - e o Sistema de Informação sobre Trabalho em Saúde.
Leave a Comment