Novo Gesac vai distribuir mais de 28 mil pontos de conexão de internet em todo país

MCom renova contrato com a Telebras para levar internet a escolas e áreas de difícil acesso
O Ministério das Comunicações (MCom) renovou contrato com a Telebras para a execução do Governo Eletrônico _– Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). A prioridade do programa é ampliar a conectividade para comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas em áreas rurais, remotas e nas periferias urbanas; instituições públicas, com prioridade para regiões remotas e de fronteira; e ampliação do acesso à internet em consonância com outros programas de governo como educação e assistência social. O objetivo é promover a inclusão digital e social, beneficiando escolas, unidades de saúde, comunidades rurais, quilombolas, indígenas, órgãos públicos, programas de monitoramento da Amazônia, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dentre outros locais, totalizando 28 mil pontos de conexão em todo país.
Ao todo, serão investidos mais de R$ 3 bilhões de reais ao longo de 5 anos em serviços que incluem implantação, operação e manutenção de pontos de acesso gratuito à internet por conexão satelital, em âmbito nacional.
No primeiro lote do Novo Gesac, está prevista a entrega de 15 mil pontos de acesso à internet de 20 Mbps; 3 mil pontos de 30 Mbps; 3 mil de 40 Mbps; 2 mil de 40 Mbps com acesso Wi-Fi externo ao longo de 60 meses. No segundo lote, está prevista a implantação de 5 mil pontos de acesso à internet 60 Mbps com acesso Wi-Fi externo, também em 60 meses.
A Lei nº 14.744/23 estabelece a contratação preferencial dos Correios e da Telebras, entidades vinculadas ao Ministério das Comunicações (MCom), por órgãos públicos federais.
Leia mais:
Sancionada Lei que prioriza contratação dos Correios e Telebras pela administração pública
Telebras e Correios são autorizadas a sair do Programa Nacional de Desestatização
Telebras e Correios são autorizadas a sair do Programa Nacional de Desestatização
Leave a Comment