Lula e presidente do Egito pedem cessar-fogo imediato em Gaza e ampliam parcerias


Presidentes Lula e Abdul Fattah Al-Sisi (Egito) durante reunião bilateral no Cairo. 


Líder egípcio Abdul Fattah Al-Sisi confirmou que virá ao Brasil para visita oficial e participação na cúpula do G20, a convite de Lula


Apelo por cessar-fogo em Gaza, ações para aprofundar relações comerciais, convite para visita oficial ao Brasil, assinatura de acordos e a consolidação de um novo patamar de relações, a partir de interesses mútuos em espaços como Brics e G-20. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou de todos esses temas na manhã desta quinta, 15 de fevereiro, com o presidente do Egito, Abdul Fattah Al-Sisi, durante visita oficial de Estado. O evento no Cairo celebra os 100 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Egito. Logo após o encontro, os presidentes fizeram uma declaração conjunta à imprensa.

Gaza

Lula e Al-Sisi falaram sobre a importância de retomar um processo de paz no Oriente Médio e defenderam um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Para Lula, que faz sua segunda visita ao Egito, o atual momento e os desafios no cenário mundial pedem uma cooperação ainda mais intensa entre as nações.

“Num momento em que deveríamos estar falando do aumento da produção de alimentos para o mundo, de crescimento econômico, de distribuição de renda, estamos falando de guerra. A guerra não traz benefício a ninguém, traz morte, destruição e sofrimento”, lamentou o presidente, que voltou a defender uma reforma nas instituições de governança global. “É lamentável que as instituições multilaterais, criadas para resolver essas situações, não funcionem”.


“Concordamos que o cessar-fogo imediato e sustentado é muito importante, como também a necessidade de fazer entrar a ajuda humanitária para as pessoas em Gaza. Pensamos especialmente na fase pós-guerra, que é necessária a instalação de um Estado palestino cuja capital é Jerusalém e agradeço o reconhecimento do presidente brasileiro ao Estado palestino”, disse o presidente Al-Sisi.


O presidente brasileiro destacou a necessidade de modificar a estrutura do Conselho de Segurança da ONU, que não tem tido poder para evitar conflitos como na Ucrânia e na Faixa de Gaza e onde o poder de veto tem sido usado para impedir ações mais concretas. Ele lembrou que muitas das guerras recentes foram iniciadas justamente por nações que são membros do Conselho.


Repatriação 

Lula agradeceu o essencial apoio do governo egípcio no processo de possibilitar a retirada de 117 brasileiros-palestinos que estavam retidos na Faixa de Gaza desde o início do conflito, dentro da Operação Voltando em Paz.

G20 

Durante a reunião, o presidente egípcio confirmou que virá ao Brasil em novembro, tanto para participar como governante convidado da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, como para uma visita oficial ao Brasil, a convite de Lula. Será a primeira viagem de um presidente egípcio ao país desde a vinda de Mohamed Morsi, em 2013. A intenção é ampliar a relação comercial entre os países, que tem crescido desde a entrada em vigor do acordo com o Mercosul em 2017.

Cultura

Os presidentes também trataram da cooperação e empréstimo de peças para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O presidente egípcio disse que ficou muito triste quando soube do Incêndio na instituição em 2 de setembro de 2018, que destruiu peças sem similares no mundo.

Leia também:


Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.