Governo Federal amplia articulação para combater incêndios florestais em Roraima

Ibama alerta para necessidade de cooperação entre os governos federal, estadual e municipais, além do envolvimento da população, que precisa evitar queimadas

Foto: Roberta Aline/ MDS
Ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e
Mudança do Clima) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) durante a reunião
técnica desta terça-feira (5/março) 

O Governo Federal coordenou reunião técnica na terça-feira, 5 de março, com o governador de Roraima, Antonio Denarium, e equipes do Ibama, do ICMBio e de outros órgãos federais para ampliar a cooperação no combate aos incêndios florestais no Estado, que enfrenta uma das piores estiagens em mais de duas décadas.

As ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) participaram do encontro na sede do Prevfogo, no Ibama, em Brasília. O governador Denarium acompanhou a reunião remotamente.

O número de focos de incêndio (4.568) no Brasil em fevereiro é o maior da série histórica, e quase metade foi registrado no Estado de Roraima. Houve recordes no mesmo mês na Venezuela (9.052), no Suriname (222) e na Guiana (616), países próximos a Roraima.

O crescimento anormal do número de focos desde janeiro ocorre em razão da estiagem prolongada,  intensificada pela mudança do clima e pelo fenômeno El Niño.

Cerca de 60% dos focos de incêndio registrados em Roraima desde o início do ano estão em áreas privadas, onde a prioridade de combate é dos órgãos estaduais. Atualmente, 341 brigadistas e servidores do Ibama e do ICMBio atuam no Estado.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.