MDS investe R$ 8 milhões na implementação e modernização de bancos de alimentos

Foto: Roberta Aline / MDS


Com recursos de R$ 8 milhões, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) investe na implementação e na modernização dos bancos de alimentos


Nesta quarta-feira (06/março), em Porto Alegre (RS), o ministro Wellington Dias e o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Éder Eduardo Bublitz, assinaram  termo de compromisso que implementa a mudança.

No evento, foram assinados dois editais, no valor de R$ 4 milhões cada. Um dos documentos busca apoiar a implantação de bancos de alimentos em Centrais de Abastecimento. O objetivo é contribuir para que estratégias de recuperação de alimentos perdidos ou desperdiçados estejam em Ceasas de todo o Brasil.

Já o outro garante aporte para equipar bancos de alimentos existentes, para o melhor aproveitamento dos alimentos arrecadados e maior capacidade de contribuição para a segurança alimentar e nutricional do público beneficiário.

O presidente da Abracen, Éder Eduardo Bublitz, enfatizou a importância do repasse: “Esse investimento será fundamental para melhorar as estruturas das unidades e, consequentemente, alcançar mais pessoas com esse trabalho. É um valor inédito para nós”, afirmou.


O investimento do Governo Federal compõe mais uma etapa do Plano Brasil Sem Fome, no qual uma das metas é reduzir o desperdício de alimentos, desde a produção, passando pela colheita e chegando ao transporte. Os recursos serão aplicados ao longo do ano em todo o país.


Benefícios


Para o presidente da Ceasa/RS, Carlos Siegle de Souza, o recurso vai permitir comprar maquinário, modernizar equipamentos e melhorar processos para que produtos possam ficar mais tempo no Ceasa. “Recebemos doações, mas temos poucas capacidades, sozinhos, de armazenar esse produto com mais eficiência ou transformar ele em receitas ou polpas”, explicou. “Chegam muito maduros e muitas vezes acabam sendo desperdiçados. Isso é um crime diante da situação de fome que vivemos no Brasil”, lamentou.

Já o consultor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Altivo Almeida Cunha, salientou que o “modelo de banco de alimentos dentro do Ceasa é um êxito de dimensão mundial”. “Esse recurso é um novo alento, um reconhecimento dessas inciativas que são fundamentais para segurança alimentar e nutricional, redução de perdas e desperdícios, e criação de uma cidadania alimentar”, pontuou.

Combate à Fome


Ao longo do evento, o ministro Wellington Dias também citou outras iniciativas do Governo Federal para fortalecer ações de segurança alimentar, como a regulamentação do Programa Cozinha Solidária. 
A assinatura foi realizada no Encontro Nacional Abracen & Br-Brastece, durante painel “Segurança Alimentar e o Papel dos Bancos de Alimentos”. A iniciativa é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado, entre MDS e Abracen, em novembro de 2023.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.