Stellantis anuncia investimento de R$ 30 bilhões no Brasil até 2030

Foto: Ricardo Sgtucker

O investimento prevê o lançamento de, pelo menos, 40 novos produtos e o desenvolvimento de tecnologias bio-hybrid, com foco na descarbonização. 


A montadora Stellantis, proprietaria de  marcas como Fiat e Jeep, anunciou na quarta-feira (6/março)  investimento de R$ 30 bilhões em suas fábricas no Brasil entre 2025 e 2030, o maior valor já investido na indústria automobilística brasileira. Há um mês a Volkswagen já havia a nunciado investimento de R$ 16 bilhões nas suas quatro fábricas no Brasil até 2028.

Com o investimento da Stellantis, serão lançados, pelo menos, 40 novos produtos, além do desenvolvimento de tecnologias de descarbonização dos veículos produzidos pela empresa.

O principal destino dos investimentos deverá sert  em tecnologia bio-hybrid — modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol. Segundo Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, a empresa aposta sobretudo em clientes brasileiros de classe média, oferecendo  "mobilidade segura, limpa e acessível". 

O investimento está alinhado ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do governo federal, instituído por meio de medida provisória (MP) em dezembro de 2023. O programa prevê, entre outras coisas, incentivos para a produção de veículos sustentáveis e para a realização de pesquisas voltadas às indústrias de mobilidades, visando à descarbonização.

Entre os instrumentos que o programa deve utilizar para promover seus objetivos, está o chamado "IPI Verde", um sistema de impostos em que pagará menos quem poluir menos.

A regulamentação do Mover deve ser publicada até o fim de março, de acordo com Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.


Visita ao parque industrial

Agênc ia Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta terça-feira (6/m arço) o polo automotivo Stellantis em Goiana, em Pernambuco. No local, Lula participou do lançamento de uma nova linha de veículos do grupo, que reúne 14 marcas.

Inaugurado em 2015, o polo já produziu mais de 1,4 milhão de automóveis e gera cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos na região.

Em discurso, Lula prometeu que a economia nacional irá crescer nos próximos anos. “Este país vai voltar a crescer, este país vai voltar a ter crédito barato e este país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado de forma equânime com os estados do Sul”, disse.

O presidente voltou a criticar a taxa de juros, que está em 13,75%, ao afirmar que “não há explicação histórica para termos os juros mais altos do mundo”.

Lula afirmou que o país precisa oferecer credibilidade, estabilidade e previsibilidade para atrair os investidores. “Como é que eu vou convencer um empresário a investir neste país se eu não der nenhuma garantia?”. O presidente ressaltou que em seus mandatos anteriores, o Brasil chegou a ocupar a posição de sexta maior economia do mundo e hoje está no 12º lugar. O presidente defendeu, ainda,  priorizar políticas para parcela mais vulnerável da população.


"O milagre da economia brasileira no nosso governo foi que nós tínhamos colocado o povo pobre no Orçamento. Quando o povo pobre pode comprar o que comer, pode comprar o que vestir, ele faz o comércio voltar a funcionar. O comércio precisa encomendar produtos para a indústria. A indústria começa a funcionar. O comércio funcionando e a indústria funcionando vai gerar emprego. O emprego vai gerar mais um salário. O salário vai gerar mais um consumidor. O consumidor vai permitir que se gere mais emprego. É a roda gigante da economia funcionando e todos participando dela”.


Leia também:




Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.