Curtinhas
- Após receber sinal verde do governo federal para voltar a operar, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada SA (Ceitec) intensifica a preparação do terreno para retomada ainda neste ano. A direção da empresa projeta o retorno da produção de chips na fábrica, localizada no bairro Agronomia, em Porto Alegre, no segundo semestre. Para concretizar esse cronograma, agiliza contato com antigos clientes e a aquisição de insumos no Exterior. (leia mais em GZH)
- A cidade que negocia um estaleiro, uma fábrica de aviões e a nacionalização de dois carros híbridos.A maior montadora do mundo planeja fazer na Região Metropolitana a aduana dos veículos fabricados da Argentina. Quatro grandes investimentos privados estão no radar de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Em entrevista (acima) ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o prefeito Marcelo Maranata citou a expectativa para que saia em 2024 a licença de instalação que autorizaria a construção de um porto e um estaleiro. Também falou do complexo logístico de R$ 500 milhões que a Lojas Lebes está construindo no local, com previsão de gerar 3 mil empregos. (Em GZH, reportagem completa).
- Exportações brasileira de de subprodutos de origem animal (farinhas e gorduras de aves) destinados à alimentação animal receberam liberação para o mercado da Coreia do Sul. Essa é a 27ª expansão para o agro brasileiro somente em 2024. Com a recente conclusão das negociações sobre o Certificado Sanitário Internacional (CSI), os estabelecimentos brasileiros já podem ser habilitados a exportar esses produtos. Com a nova abertura, o agronegócio brasileiro alcançou sua 105ª expansão comercial em 50 países desde o início do ano passado, durante mandato do presidente Lula.
- O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o programa Celular Seguro, simplificando o registro e aprimorando os alertas de furto, roubo ou perda. A iniciativa visa tornar o uso da ferramenta mais fácil e a comunicação mais efetiva. O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou o compromisso do Ministério em oferecer soluções tecnológicas que auxiliam no combate aos crimes digitais via celulares. (leia mais)
- Para participar do processo eleitoral deste ano, nas eleições municipais de outubro, brasileiros têm um mês para regularizar a situação eleitoral a tempo. O prazo, com serviços como a transferência de domicílio e a atualização de dados cadastrais, termina dia 8 de maio. Na última segunda-feira (8), terminou o prazo para que a regularização fosse feita via internet. Quem não fez o registro de biometria, não poderá mais acessar os serviços eleitorais de forma online. O cadastro só será feito presencialmente nos cartórios eleitorais.
- Brasil 247 – responsável por um dos sites de notícias mais acessados do País e pela TV 247, um dos maiores canais independentes do Youtube no País, decidiu abraçar a rede social Bluesky, lançada recentemente e tem tudo para substituir o X (antigo Twitter) como um dos principais pólos de debate democrático no Brasil e no mundo. Concebida por Jack Dorsey, fundador do Twitter, posteriormente adquirido por Elon Musk, a rede Bluesky preza pela comunicação não violenta, pelo combate às fake news e pelo respeito aos direitos humanos. (leia matéria completa)
- Mais de 112,5 mil moradias foram selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades em todo Brasil. O investimento previsto é de R$ 11,6 bilhões e vai atender mais de 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, de comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia, com prioridade para grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família, famílias de áreas de risco, entre outros. No MCMV Entidades foram selecionadas 443 propostas de 206 Entidades Organizadoras habilitadas ligadas aos movimentos de luta por moradia. Já no MCMV Rural foram 2.105 aprovações, de 1.137 Entidades Organizadoras, que incluem, além dos movimentos de luta por moradia, organizações de agricultores e trabalhadores rurais e entes públicos locais.
- ICL Notícias – Cerca de 140 advogados que atuavam na Comissão de Direitos Humanos da OAB–RJ renunciaram em protesto ao que consideram uma interferência do atual presidente da seccional, Luciano Bandeira, para evitar a revisão de investigações conduzidas pelo delegado Rivaldo Barbosa, preso sob a acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). Após a prisão de Barbosa, o advogado Álvaro Quintão — secretário-geral da OAB-RJ e consultor da CDH — afirmou à CNN Brasil que o colegiado iria pedir a reabertura de inquéritos arquivados sob a condução do delegado.
- Dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontam que cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. As informações são referentes ao ano de 2022 e fazem parte do documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, elaborado pelo Itamaraty em 2023 a partir de seus 196 postos no exterior, entre embaixadas com serviços consulares, consulados-gerais, consulados e vice-consulados. Peças de desinformação estão repercutindo uma saída recorde de brasileiros para o exterior que não possui evidência alguma. De acordo com o último levantamento do MRE, 194.480 brasileiros emigraram do país entre 2021 e 2022, uma alta de 4% na taxa de emigração, similar ao período anterior entre 2021 e 2020.
- Planalto – Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, o presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Oliver Röpke, e a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Acompanhou a reunião o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Röpke visita o Brasil no contexto da estreita cooperação entre o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), estabelecida em 2003, e da retomada da Mesa Redonda Brasil-União Europeia, fórum de diálogo permanente. O presidente Lula recebeu de seu interlocutor felicitações por sua atuação em defesa da democracia contra o extremismo político, no combate à pobreza e ao desmatamento e na promoção dessas pautas no âmbito da presidência brasileira do G20. Ambos compartilham histórico de defesa da agenda trabalhista e de participação no movimento sindical.
- BNDES e Curitiba iniciam reestruturação do transporte público coletivo com foco em eletromobilidade. Banco desenvolverá projeto de concessão ou PPP para reestruturar mobilidade da cidade. Capital paranaense é a primeira cidade brasileira a ter um projeto de eletromobilidade desenvolvido pelo Banco. Meta é alcançar 33% de ônibus elétricos até 2030 e ter toda a frota eletrificada até 2050, zerando as emissões de CO2O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Curitiba deram início, nesta quarta-feira, 10, ao projeto que prevê a modernização das linhas de ônibus, com eficiência energética e descarbonização da frota. A meta é alcançar um percentual de 33% de ônibus elétricos até 2030 e ter toda a frota eletrificada até 2050, zerando as emissões de CO2.
Leave a Comment