Elon Musk, X e star link: combo explosivo para a segurança nacional?
Ministro Paulo Pimenta afirmou que "o governo pensará em rever os contratos que tem com a Starlink em relação à geração de energia no mundo"
Além disso, proseguiu ele, o Brasil não pode tolerar a utilização da rede social X (controlada por Musk) por indivíduos procurados pela Interpol para repetir crimes pelos quais já estão sendo investigados.
* Segundo matéria do Brasil 247, com apoio de dados do Valor Econômico, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, revelou na segunda-feira (8) que o governo brasileiro está considerando a revisão de todos os contratos estabelecidos com a Starlink [empresa de Musk] em relação à geração de energia.
A Starlink é uma empresa de tecnologia espacial fundada por Musk, com o objetivo de fornecer acesso à internet de alta velocidade por meio de uma constelação de satélites em órbita terrestre baixa. A empresa tem se expandido em várias áreas, incluindo a energia, com projetos relacionados à geração e distribuição de energia elétrica. É preocupante, portanto, imaginar qualquer nível de dependência nacional em relação à distribuição de energia elétrica.
Ao contrário do que foi veiculado, e já corrigido, pelo Valor Econômico e pela Agência Reuters, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, jamais falou em rever contratos do Governo Federal com a Starlink ou qualquer empresa de comunicação. Em conversa com jornalistas ontem, ele sequer menciona a Starlink em nenhum momento.A Secom anuncia, a partir do confronto, que governo irá rever contratos com a Starlink, de Elon Musk, após ataques ao Brasil. Pimenta reforça que o governo brasileiro não pode permitir uma "ingerência externa" que busque se sobrepor à Constituição do país.
* Segundo matéria do Brasil 247, com apoio de dados do Valor Econômico, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, revelou na segunda-feira (8) que o governo brasileiro está considerando a revisão de todos os contratos estabelecidos com a Starlink [empresa de Musk] em relação à geração de energia.
A Starlink é uma empresa de tecnologia espacial fundada por Musk, com o objetivo de fornecer acesso à internet de alta velocidade por meio de uma constelação de satélites em órbita terrestre baixa. A empresa tem se expandido em várias áreas, incluindo a energia, com projetos relacionados à geração e distribuição de energia elétrica. É preocupante, portanto, imaginar qualquer nível de dependência nacional em relação à distribuição de energia elétrica.
Pimenta destacou que o governo brasileiro não pode permitir uma "ingerência externa" que busque se sobrepor à Constituição do país. Ele ressaltou a importância de adotar todas as medidas judiciais cabíveis para proteger os interesses nacionais e garantir o cumprimento da legislação brasileira.
* atualização
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - Secom / PR
Leave a Comment