Governo Lula prepara pacote para baratear custo da energia no Brasil
Projeção da Aneel era de uma alta média de 5,6% das tarifas em 2024. Com a intervenção do governo, os reajustes devem ficar perto de 2%
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)Brasil 247 – O presidente Lula se reuniu na segunda (1/abril) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para discutir um dos principais pontos do texto da medida provisória (MP) que pretende baratear o custo da energia em todo o país, a ser enviada ao Congresso.
A medida quer antecipar o recebimento pelo governo de R$ 25 bilhões da Eletrobras, devidos pela empresa após a privatização. O montante vai viabilizar a queda na tarifa de energia a curto prazo.
A projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgada em janeiro, era de uma alta média de 5,6% das tarifas em 2024. Com a intervenção, os reajustes devem ficar perto de 2%.
A reunião também discutiu os prazos para a entrada de linhas de transmissão compatíveis com os prazos de novas usinas de energia renováveis (eólica e solar). “Não havia licitação das linhas de transmissão. É como esse processo foi concluído agora, você consegue abrir. Para ver se há manifestação de interesse”, comentou o ministro Fernando Haddad, de acordo com a CNN Brasil.
Leave a Comment