Presidente Lula: “Vacinas evitam doenças que podem matar”

O presidente Lula recebeu o imunizante contra a gripe, na manhã desta segunda-feira, 8 de abril, no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidente recebeu a vacina e incentivou os brasileiros a atualizar a caderneta de vacinação. A campanha de imunização segue pelo país até maio



“Vou tomar a minha vacina para incentivar todas as pessoas brasileiras, homens e mulheres, adolescentes e crianças, a não ter medo de tomar a vacina”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao receber o imunizante contra a gripe, na manhã desta segunda-feira, 8 de abril, no Palácio do Planalto, durante coletiva temática do Ministério da Saúde.

“Vou tomar a minha vacina para incentivar todas as pessoas brasileiras, homens e mulheres, adolescentes e crianças, a não ter medo de tomar a vacina” (presidente Lula)


Adultos e crianças de diversos grupos prioritários já podem atualizar a caderneta de vacinação em uma Unidade Básica de Saúde. A previsão é de que sejam imunizadas cerca de 75 milhões de pessoas pelo país. Neste ano, a campanha de vacinação foi antecipada devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios. Estados e municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul receberam o incentivo financeiro de R$ 150 milhões para mobilizar as vacinações, inclusive nas escolas.

Na região Norte, a campanha foi adaptada para o período entre novembro e dezembro, devido às particularidades climáticas da região, período do Inverno Amazônico e maior circulação viral e de transmissão da gripe. No ano passado, a população da região foi imunizada no mesmo período.

“Com a vacina, a gente não vira jacaré, a gente não vira o que a gente não quer. A vacina evita doenças que podem matar as pessoas”, disse o presidente ao reforçar a importância da imunização para evitar doenças e proteger a vida. A vacina aplicada contra a gripe é trivalente, o que significa que possui três tipos de cepas de vírus em combinação e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que já recebeu a dose do imunizante, reiterou a importância da vacina contra a gripe como medida para proteger a população. Ela destacou que a gripe continua sendo uma causa significativa de mortalidade no país, e a vacinação é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o impacto dessa doença. “A vacina contra a gripe é fundamental para nos proteger. Vamos vacinar. Vacina é vida. Quem ama vacina”, finalizou a ministra.

Podem se vacinar:
  1. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  2. Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  3. Trabalhadores da Saúde;
  4. Gestantes;
  5. Puérperas;
  6. Professores dos ensinos básico e superior;
  7. Povos indígenas;
  8. Idosos com 60 anos ou mais;
  9. Pessoas em situação de rua;
  10. Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  11. Profissionais das Forças Armadas;
  12. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  13. Pessoas com deficiência permanente;
  14. Caminhoneiros;
  15. Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  16. Trabalhadores portuários;
  17. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  18. População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

*Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.



Cobertura Vacinal

O Movimento Nacional pela Vacinação inclui diversas vacinas e tem o objetivo de retomar a alta cobertura vacinal no país. Em 2023, das 16 vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), 13 tiveram aumento na cobertura. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos no PNI, no ano passado, R$ 6,5 bilhões. Em 2024, esse valor saltou para R$ 10,9 bilhões.

Na comunidade escolar, vacinas contra a poliomielite, febre amarela, meningite ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e o HPV são alguns dos imunizantes para a faixa etária que estarão disponíveis nas escolas até o dia 19 de abril. A ação é uma parceria dos ministérios da Saúde e da Educação e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.