Bolsonaristas condenados pelo 8 de janeiro quebram tornozeleiras e fogem do país

Foto: REUTERS/Adriano Machado



Dos fugitivos, sete já foram sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal a mais de dez anos de prisão




Brasil 247 –
Pelo menos dez bolsonaristas investigados ou condenados por participarem dos ataques golpistas de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes quebraram as tornozeleiras eletrônicas que usavam e fugiram do Brasil.

O levantamento, feito pelo portal UOL e publicado nesta terça-feira (14/maio), teve como base registros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de entrevistas conduzidas com amigos, advogados, familiares e investigadores.

Ao menos 51 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos golpistas possuem mandados de prisão em aberto ou fugiram após danificarem as tornozeleiras, segundo a pesquisa realizada. Dez desses indivíduos teriam fugido pelas fronteiras dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS)rumo à Argentina e ao Uruguai. Dos fugitivos, sete já foram sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal a mais de dez anos de prisão por participarem dos ataques de 8 de janeiro.

As polícias civis de SC e RS negam que tenham sido solicitadas buscas. Tampouco foram emitidos alertas públicos pela Interpol em busca dos bolsonaristas fugitivos.

Conforme estabelece a legislação brasileira, a destruição da tornozeleira e a fuga não aumentam a punição, mas o indivíduo perde direito ao regime aberto, sendo recolocado no regime semiaberto ou fechado.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.