Curtinhas
- GZH – Trensurb inicia operação emergencial, com trens circulando entre Canoas e Novo Hamburg. Nos primeiros dias, não será cobrada tarifa dos passageiros, já que o serviço de bilhetagem foi danificado com a enchente. Após quase um mês com a circulação interrompida, o Trensurb voltou a funcionar às 8h22min desta quinta-feira (30/maio), a partir da Estação Mathias Velho, em Canoas. A operação emergencial dos trens fará a rota entre o município e Novo Hamburgo. Os ministros Paulo Pimenta, de Apoio à Reconstrução do RS, e Waldez Góes, da Integração, se juntaram ao presidente da Trensurb, Fernando Marroni, para comemorar a retomada.
- O Governo Federal prorrogou até 31 de agosto o prazo para renegociação de dívidas do FIES. A situação de calamidade no Rio Grande do Sul foi um dos fatores considerados para a extensão de três meses do período para adesões. Toda a renegociação pode ser feita de maneira 100% digital, sem a necessidade de comparecer em uma agência, pelo aplicativo FIES CAIXA ou pelo SifesWeb. Até o momento, a CAIXA registrou 220 mil solicitações de renegociação, totalizando R$ 9,70 bilhões. Os estudantes poderão ter seus contratos regularizados e seus nomes retirados dos cadastros restritivos, juntamente com seus fiadores. Os descontos podem atingir até 99% do total devido.
- A Trensurb informa que está retomando a operação do metrô de forma emergencial a partir desta quinta-feira (30/maio), das 8h às 18h, diariamente, no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 35 minutos entre as viagens. Dois trens circularão no trecho Mathias Velho - Unisinos por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem fará o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem. Isso ocorrerá pois os trens foram recolhidos para a via, no trecho elevado entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, a fim de serem preservados do alagamento do pátio da empresa, situado no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A operação emergencial não terá cobrança de passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb também foram afetados pela calamidade e seguem inoperantes.
- Brasil 247 – Em meio à crise de gás natural na Argentina, o governo brasileiro interveio rapidamente para evitar um colapso energético no país vizinho entre os dois principais membros do Mercosul, apesar da ausência de diálogo direto entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ultradireitista Javier Milei. Segundo a CNN Brasil, no dia 22 de maio, a Argentina contratou emergencialmente um navio com 44 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural liquefeito (GNL) da Petrobras em meio a um consumo atípico devido a um frio extremo não registrado há décadas, às vésperas do inverno, quando a demanda por gás para calefação aumenta drasticamente.
- Brasil 247 – Trump é declarado culpado em julgamento sobre o caso Stormy Daniels. O político da extrema-direita, que pode ser preso, enfrenta 34 acusações. Foi o primeiro ex-presidente condenado em ação criminal na história dos EUA. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Partido Republicano) foi declarado culpado nesta quinta-feira (30) por um júri composto por 12 pessoas. O político da extrema-direita, que pode ser preso, enfrentou 34 acusações no caso Stormy Daniels. Foi o primeiro ex-presidente condenado em ação criminal na história dos EUA. O norte-americano é julgado por omitir o pagamento de US$ 130 mil (R$ 674 mil) em 2016 para comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels. Ela disse que eles dois tiveram relação sexual em 2006.
Leave a Comment