Enchente no RS: deputados aprovam "calamidade" até 2026 e derrubam regras de gastos
Texto aprovado na terça-feira justifica a medida em função da necessidade de "enfrentamento aos efeitos econômicos e sociais" consequentes dos temporais
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS) aprovou, na terça-feira, decreto legislativo que libera o governo estadual de cumprir metas ficais e outras limitações orçamentárias nos próximos dois anos em função do impacto da enchente que assola o estado. O texto coloca o Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública até o dia 30 de junho de 2026.
A medida é decretada em casos de situação anormal com alta gravidade, quando a capacidade do poder público de agir fica seriamente comprometida. As autoridades ficam momentaneamente autorizadas a adotar ações extraordinárias, explica matéria publicada pelo O Globo.
Foram 53 votos a favor e uma abstenção na sessão realizada por videoconferência. Os deputados estaduais aprovaram, também, outras duas medidas: a que autoriza sessões legislativas de forma virtual ou híbrida e uma que permite suspender, interromper ou prorrogar prazos de validade de certidões e concursos em caso de estado de calamidade pública. (Por Luis Felipe Azevedo)
Foram 53 votos a favor e uma abstenção na sessão realizada por videoconferência. Os deputados estaduais aprovaram, também, outras duas medidas: a que autoriza sessões legislativas de forma virtual ou híbrida e uma que permite suspender, interromper ou prorrogar prazos de validade de certidões e concursos em caso de estado de calamidade pública. (Por Luis Felipe Azevedo)
Leia também:
Chuvas no Rio Grande do Sul: Acompanhe a cobertura sobre os estragos causados pelos temporais
Aeroporto de Porto Alegre não deverá reabrir antes de setembro
Especialistas avaliam que medida é positiva, mas insuficiente para bancar reconstrução; Haddad diz que ato representa desconto em parte do passivo do Estado com a União
"O reerguimento do comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país", afirmou o governador em entrevista à BandNews
Aqui está a fala completa do governador Eduardo Leite (PSDB-RS) sobre as doações. Em entrevista a BandNews, Leite diz que o volume de doações pode impactar o comércio local e que é preciso "estudar" um caminho para que os empresários locais participem do processo. Inacreditável. pic.twitter.com/nFGxvSZ0kY
— William De Lucca (@delucca) May 14, 2024

Leave a Comment