Governo Federal envia mais de 150 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica para o Rio Grande do Sul


Ricardo Botelho/MME
Embarque de grupo de 51 especialistas em voo da FAB na Base Aérea de Brasília nesta quarta, 22/maio  


Profissionais vão atuar na reconstrução de subestações em Porto Alegre. Estado sofreu mais de R$ 1 bilhão em avarias na rede elétrica. Desde o início das ações federais, mais de 370 mil unidades já foram religadas



O Governo Federal coordenou ação que garantiu o envio de 151 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica para o Rio Grande do Sul. Os profissionais vão atuar na reconstrução de duas subestações na capital gaúcha que contam com esse tipo de sistema de distribuição de energia elétrica.

O primeiro grupo, com 104 pessoas, partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na terça-feira, 21 de maio. O voo também transportou 15 toneladas de mantimentos e medicamentos. O segundo grupo saiu da Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira, 22 de maio, com 51 pessoas. A equipe inclui engenheiros, técnicos de campo, de segurança e eletricistas das distribuidoras Light, Equatorial e Enel, além da empresa BAUR, fornecedora de equipamentos, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Equatorial.

 

TRABALHO 

Os especialistas enviados trabalham diretamente com redes e estações subterrâneas. No estado gaúcho, vão realizar inspeções para verificar avarias. Ao todo, são mais de 500 quilômetros de cabo e 300 transformadores sob o solo da capital gaúcha, que precisam passar por manutenção e restauração nas áreas afetadas pelas inundações. Entre as atividades que serão realizadas pelos especialistas estão testes e reparos nos cabos, verificação da integridade dos equipamentos submersos por meio de ensaios e, quando necessária, a devida substituição. Essa atuação vai permitir mais agilidade nas atividades de religamento, acelerando a normalização aos clientes ainda afetados na capital gaúcha.


ATUAÇÃO 

Mais de 370 mil unidades consumidoras no RS tiveram a energia restabelecida desde o início da força-tarefa coordenada pelo Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia. Segundo projeção do Ministério de Minas Energia, 169 mil unidades seguem sem energia no estado, a ampla maioria por motivos de segurança. Há diversos casos em que a rede elétrica ainda está submersa.

Na última quinta, 16 de maio, a população gaúcha recebeu mais 70 geradores para ajudar a suprir a demanda local, disponibilizados por distribuidoras de todo o país e empresas do setor. Também está previsto o envio de 102 geradores pela distribuidora Light.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.