INSS pagou R$ 193 milhões a 17 mil mortos entre 2019 e 2023, aponta auditoria da CGU

CGU aponta que 75% dos pagamentos continuaram sendo realizados até três meses após o registro de óbito 

Brasil 247 – Investigação conduzida pela Controladoria Geral da União (CGU) constatou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desembolsou R$ 193 milhões a beneficiários que, segundo registros governamentais, estavam falecidos entre janeiro de 2019 e junho de 2023, segundo Paulo Cappelli, do Metrópoles. Análise identificou pagamentos a 17,7 mil pessoas cujo óbito constava nos registros públicos.

Dos pagamentos,  75%  continuaram  até três meses após o registro de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e no Sistema de Controle de Óbitos (Sisob), mesmo com dados disponíveis no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal.

Entre 2019 e 2022, houve um aumento constante nos pagamentos feitos pelo INSS a beneficiários já falecidos, totalizando respectivamente R$ 35,3 milhões, R$ 41,7 milhões, R$ 42 milhões e R$ 46 milhões. No entanto, em 2023, houve  redução para R$ 27,6 milhões.

O relatório da fiscalização destacou a urgência de o INSS avaliar e corrigir os pagamentos indevidos, além de ajustar os critérios de controle para evitar futuras ocorrências. Em resposta, o INSS confirmou as descobertas da CGU e afirmou ter encaminhado os dados às áreas responsáveis para as devidas providências. (leia mais)

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.