Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

Presidente Lula durante reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ministros, no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará sua terceira visita ao estado no mês
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Rio Grande do Sul nesta
quarta-feira (15/5). Depois de reunião ministerial na segunda-feira, ele teve
nesta tarde uma conversa com representantes dos Três Poderes no Palácio do
Planalto, em Brasília. Participaram o presidente da Câmara, Arthur Lira, o
presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o vice-presidente do Supremo Tribunal
Federal, Edson Fachin, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando
Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Paulo
Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência).
Segundo o balanço publicado às 18h desta terça pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de municípios afetados é de 446. São 79,4 mil pessoas em abrigos, 538 mil desalojados e 2,1 milhões de pessoas afetadas. O informe registra 149 mortes, 806 feridos e 112 desaparecidos. O número de pessoas resgatadas supera 76,4 mil, e o número de animais resgatados é de 11 mil.
Esta será a terceira visita do presidente ao estado desde o início da crise climática, no fim de abril. De lá para cá, o Governo Federal deslocou para o Rio Grande do Sul uma grande força-tarefa que envolve mais de 25 mil profissionais. Entre as funções, o salvamento e resgate de pessoas e animais, a ajuda no restabelecimento de serviços e infraestruturas danificadas, o acolhimento de desabrigados e desalojados e a logística para levar mais de 2 mil toneladas de donativos via Correios e Força Aérea Brasileira em menos de dez dias.
Confira as atualizações de algumas das frentes de trabalho do Governo Federal no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 14 de maio:
A intenção foi fazer um alinhamento de informações e contextos para que o presidente possa fazer um novo anúncio de medidas para recuperação do estado fortemente atingido por chuvas e enchentes. O evento será a partir das 13h30 desta quarta, no auditório da Unisinos, em São Leopoldo.
Segundo o balanço publicado às 18h desta terça pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de municípios afetados é de 446. São 79,4 mil pessoas em abrigos, 538 mil desalojados e 2,1 milhões de pessoas afetadas. O informe registra 149 mortes, 806 feridos e 112 desaparecidos. O número de pessoas resgatadas supera 76,4 mil, e o número de animais resgatados é de 11 mil.
Esta será a terceira visita do presidente ao estado desde o início da crise climática, no fim de abril. De lá para cá, o Governo Federal deslocou para o Rio Grande do Sul uma grande força-tarefa que envolve mais de 25 mil profissionais. Entre as funções, o salvamento e resgate de pessoas e animais, a ajuda no restabelecimento de serviços e infraestruturas danificadas, o acolhimento de desabrigados e desalojados e a logística para levar mais de 2 mil toneladas de donativos via Correios e Força Aérea Brasileira em menos de dez dias.
No plano da recuperação econômica, o Governo Federal já fez três grandes anúncios. Primeiro, de mais de R$ 50 bilhões em antecipações de pagamento de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, a prioridade para os gaúchos na restituição do Imposto de Renda e novos aportes no seguro-desemprego. O anúncio também incluiu linhas especiais de crédito para setores produtivos.
No último sábado, uma Medida Provisória no valor de R$ 12,5 bilhões abriu crédito para várias áreas do Governo Federal e garantiu a sequência dos trabalhos federais no estado. A MP também contempla medidas já anunciadas referentes a linhas de crédito (FGI, FGO, Pronampe e Pronaf/Pronamp), às medidas de apoio à segurança alimentar (Programa de Aquisição de Alimentos e cestas básicas), abrigamento e parcela extra do SUAS, parcelas extras do seguro desemprego, serviços de saúde primária, especializada e vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais e para a importação de 100 mil toneladas de arroz.
Na segunda-feira, o Governo Federal anunciou a suspensão por três anos da dívida que o Rio Grande do Sul tem com a União, liberando R$ 11 bilhões para um fundo para a reconstrução do estado. Além disso, R$ 12 bilhões referentes a juros do estoque total da dívida serão perdoados. As medidas foram dispostas em projeto de lei complementar encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Lula.
Confira as atualizações de algumas das frentes de trabalho do Governo Federal no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 14 de maio:
NOVO PORTAL
O Governo Federal lançou nesta terça-feira um novo portal destinado a
concentrar informações, serviços e notícias referentes ao apoio prestado ao
Rio Grande do Sul em decorrência da tragédia climática causada pelas fortes
chuvas. A ferramenta integra iniciativas relativas à atuação dos ministérios e
demais órgãos envolvidos na força-tarefa federal de apoio ao Rio Grande do Sul
e apresenta dados atualizados sobre o repasse de recursos da União para o
estado e seus municípios.O portal ainda traz informações sobre doações, com
orientações àqueles que querem ajudar as famílias gaúchas sobre o que doar e
como doar. Além disso, reúne notícias atualizadas sobre o trabalho realizado
pelas equipes do Governo Federal no estado e nos municípios junto às famílias
e na recuperação da infraestrutura danificada pela tragédia.
BANCOS MULTILATERAIS
Grandes bancos multilaterais, como NDB, CAF, BID e Banco Mundial, anunciaram a
destinação de recursos para o Rio Grande do Sul enfrentar as consequências da
calamidade pública ocasionada pelas fortes chuvas e inundações que atingem o
estado há duas semanas. Somado, o montante separado por essas instituições
financeiras ultrapassa R$ 15,6 bilhões. Nesta terça-feira, 14 de maio, Dilma
Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como
Banco do BRICS, e ex-presidenta da República, anunciou que irá destinar cerca
de R$ 5,75 bilhões para a reconstrução do Rio Grande do Sul. A ajuda
financeira foi definida após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva e o governador do estado, Eduardo Leite.
NOVO PAC
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira que, nas
próximas semanas, o Governo Federal abrirá uma seleção de projetos específica
para o Rio Grande do Sul. O processo de seleção deve ocorrer por meio do Novo
PAC, que na última semana anunciou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão
para o estado gaúcho, sendo R$ 152 milhões para obras de encostas em Porto
Alegre e Santa Maria. Todos os municípios gaúchos poderão solicitar ao Governo
Federal a reconstrução de edificações públicas, como hospitais, creches e
escolas que foram destruídas pelas chuvas dos últimos 15 dias.
CESTAS DE ALIMENTOS
Segundo a atualização desta terça do Ministério do Desenvolvimento e
Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das 52 mil cestas
adquiridas num primeiro momento à população, 19,8 mil já foram entregues na
Unidade Armazenadora da Conab em Canoas. Outras 5,5 mil toneladas estão em
trânsito e mais de 12,2 toneladas já foram distribuídas. Pelo menos mais 95
mil cestas serão adquiridas com recursos da MP publicada no sábado. Além
disso, será adquirido arroz e feijão por meio do Programa de Aquisição de
Alimentos para distribuição às cozinhas solidárias e famílias afetadas. Cada
cesta tem 21,5kg de alimentos e é composta de oito itens: arroz (10 kg),
feijão carioca (3 kg), leite em pó integral instantâneo (2 kg), óleo de soja
(900 ml), farinha de trigo (1 kg) ou farinha de mandioca (1kg), macarrão
espaguete comum (1 kg), fubá de milho (1 kg), açúcar cristal (1 kg), sardinha
em óleo comestível (500 g) e sal refinado e iodado (1 kg).
CONSUMIDOR
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança
Pública coordenou reunião virtual com o Procon estadual e os Procons
municipais do Rio Grande do Sul. Em debate, os procedimentos para lidar com os
impactos da tragédia e garantir a proteção dos direitos dos consumidores. Com
cerca de 400 municípios atingidos pelas chuvas e enchentes no estado, o poder
público e as instituições estão unidos para preservar vidas e recuperar os
setores produtivos do Rio Grande do Sul. Representantes dos Procons municipais
apresentaram as situações enfrentadas e as práticas adotadas. O Procon de
Porto Alegre chamou atenção para o excesso de demandas da enchente e a
ausência de uma sede, que foi inundada pelas águas das chuvas. A representante
do Procon Viamão comentou sobre práticas abusivas em postos de combustíveis e
as ações adotadas, que podem servir de referência.
SAQUE CALAMIDADE
A Caixa Econômica Federal liberou o saque calamidade do Fundo de Garantia por
Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores de 28 municípios gaúchos atingidos
pelas fortes chuvas. O saque calamidade permite ao cidadão tirar até R$ 6.220
de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por
motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural que
tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu
município. Estão contemplados os municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio
Aires, Arroio do Meio, Harmonia, Lajeado, São Leopoldo, Agudo, Anta Gorda, Bom
Retiro do Sul, Candelária, Encantado, Esteio, Farroupilha, Feliz, Guaíba,
Jaguari, Nova Palma, Nova Santa Rita, Portão, Porto Alegre, Porto Xavier,
Rolante, Santa Tereza, São Marcos, São Sebastião do Caí, Sobradinho, Taquara e
Triunfo.
HOSPITAIS DE CAMPANHA
O Ministério da Saúde iniciou nesta terça os atendimentos no hospital de
campanha de Porto Alegre. A estrutura funcionará 100% com recursos da Força
Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição
(GHC). Com seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos, a estrutura
receberá pacientes 24h e tem capacidade para 200 atendimentos diários. Com a
abertura da unidade, o ministério passa a operar dois hospitais de campanha,
levando em consideração o que já está instalado em Canoas. Mais um está em
fase de montagem em São Leopoldo, distante 40 quilômetros da capital. Outra
estrutura será instalada em cidade a ser definida.
MEDICAMENTOS
O Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e
insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido
durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias. Cem
kits de medicamentos e insumos - com capacidade para atender a até 1.500
pessoas durante um mês - chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como
kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg.
Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.
IMUNOGLOBULINA
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de
imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são
proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno,
como vírus e bactérias, por exemplo. Além disso, o Ministério da Saúde também
vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite
A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19.
2 MIL TONELADAS ENTREGUES
As mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil estão recebendo
doações de forma gratuita. As pessoas podem doar itens como água
(prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal,
material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. O
material também é transportado pelos Correios até o estado gaúcho por meio de
suas carretas e sem nenhum custo para quem faz a doação. Até o momento, mais
de 6.500 toneladas de donativos foram recebidas pelas agências dos Correios.
Dessas, 2 mil toneladas foram entregues aos gaúchos e o restante está a
caminho.
VOLUNTARIADO
Os Correios também estão recrutando voluntários para auxiliar na triagem de
doações destinadas ao Rio Grande do Sul nos estados de São Paulo, Paraná e
Distrito Federal. Mais de mil voluntários já se inscreveram. O apoio é
necessário nos municípios paulistas de Cajamar e Guarulhos; nas cidades
paranaenses de Curitiba, Cascavel e Londrina; e no Setor de Oficinas Sul, em
Brasília/DF. As inscrições podem feitas pelos e-mails
sgreo-bsb@correios.com.br (Brasília) e voluntariosparana@correios.com.br
(Paraná), e pelo formulário https://forms.office.com/r/aWbDzJ2Ac1 (São Paulo),
e devem conter nome completo e telefone de contato. Informações e dúvidas
sobre a atuação de voluntariado também podem ser enviadas a esses e-mails.
ENERGIA
O número de unidades consumidoras de energia desligadas no Rio Grande do Sul
chegou a 561 mil no pior momento da crise. Nesta terça-feira, segundo
informações das concessionárias Equatorial CEEE-D, RGE e CERTEL, havia 267 mil
unidades desligadas, uma recomposição de 52% no fornecimento. Há, ainda, 260
mil unidades com impedimento de acesso em 162 municípios impactados pelas
chuvas.
DEFESA CIVIL
Segundo informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional,
214 planos de trabalho de 146 municípios já foram aprovados junto à Defesa
Civil Nacional. Eles totalizam R$ 163 milhões. Entre eles, há 80 planos de
assistência humanitária, 52 de restabelecimento de serviços e estruturas e
sete para reconstrução.
FORÇAS ARMADAS
Segundo a totalização desta terça-feira, mais de 69 mil pessoas e dez mil
animais foram resgatados no âmbito da Operação Taquari 2, que envolve 25 mil
militares das Forças Armadas e das forças policiais. Os militares atuam em
ações de resgate aéreo, terrestre e fluvial, nas buscas por desaparecidos, no
apoio em comunicações, na desobstrução de vias, limpeza de entulhos, além de
separação e entrega de donativos. Na área de saúde, montaram sete hospitais de
campanha. O apoio logístico conta com 330 embarcações, cinco navios, 208
embarcações, 4.500 viaturas, 70 aeronaves, 48 aeronaves militares, 90
equipamentos de engenharia e um efetivo que supera os 22 mil militares
mobilizados.
RODOVIAS FEDERAIS
Segundo balanço publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes, o DNIT atua em 58 pontos nas rodovias do estado. Em 26 há
bloqueio total. Em cinco, bloqueios parciais e 27 foram liberados. Os novos
trechos liberados nesta quarta incluem a BR 116 nos KM 185 (Picada Café e Nova
Petrópolis) e km 192, entre as duas mesmas cidades. Três trechos da BR 158,
dois em Itaara e um em Santa Maria, também foram liberados, assim como a
interdição no km 326, entre São Sepé e Santa Maria, na BR 392.
Leave a Comment