MDS, em parceria com MDA e MCID, promove I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades

Foto: André Oliveira / MDS
Entre os objetivos estão os de fortalecer, promover e fomentar a alimentação saudável e adequada em territórios urbanos, junto a populações em situação de vulnerabilidade e risco social
Com o intuito de fortalecer, promover e fomentar a alimentação saudável e adequada em territórios urbanos, junto a populações em situação de vulnerabilidade e risco social, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promove, nesta terça e quarta-feira (14.05 e 15.05), o I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades – Alimenta Cidades. A iniciativa é uma parceria com os ministérios das Cidades (MCid) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O evento reúne representantes da quase totalidade dos 60 municípios que passam a integrar essa iniciativa do MDS.
“Com essa estratégia, nós pretendemos ter iniciativas municipais que possam levar alimentação saudável a quem mais precisa no ambiente urbano, com acesso à comida de verdade”, explicou a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal. “É o direito à alimentação no ambiente urbano sendo trabalhado, sendo observado, sendo coordenado para que nós possamos ter respostas efetivas para a população que ainda vive em situação de insegurança alimentar no nosso país”, completou.
O titular do MDA, Paulo Teixeira, detalhou a missão interministerial conjunta e salientou a necessidade de promover uma transição do alimento de base química, voltado para os agrotóxicos, para uma agricultura de base agroecológica, com alimentos orgânicos . “Temos hoje o desafio da alimentação correta, no contexto em que a indústria tomou o lugar do alimento saudável”, avaliou.
Critérios
– Para seleção dos municípios foram definidos os seguintes critérios:Municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, segundo o resultado do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
– Capitais brasileiras; e Municípios das regiões Sul e Sudeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, também segundo o Censo para o ano de 2022, e que estejam entre os 20 municípios destas regiões com a maior quantidade de população em situação de rua, conforme registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para saber mais e conhecer a lista de cidades que aderiram à Estratégia Alimenta Cidades, acesse aqui
– Capitais brasileiras; e Municípios das regiões Sul e Sudeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes, também segundo o Censo para o ano de 2022, e que estejam entre os 20 municípios destas regiões com a maior quantidade de população em situação de rua, conforme registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para saber mais e conhecer a lista de cidades que aderiram à Estratégia Alimenta Cidades, acesse aqui
Leave a Comment