Ministério das Cidades discute reconstrução de moradias com mais de 20 municípios gaúchos

Até às 18h desta terça-feira (21), 35 municípios gaúchos apresentaram dados ao Ministério das Cidades, totalizando mais de 59 mil moradias atingidas em áreas urbanas e mais de 2,6 mil em áreas rurais
Secom – O ministério das Cidades promoveu reunião de trabalho com mais de 20 municípios do Rio Grande do Sul que já preencheram o formulário disponível em sua página. Na oportunidade, o ministro destacou a importância de todas as prefeituras com famílias atingidas pelas chuvas adotarem o documento, que servirá como ponto de partida para o governo planejar ações com o objetivo de suprir a demanda por habitações em conjunto com os entes federados.
Muitos municípios ainda estão fazendo o laudo das casas danificadas para avaliar se as unidades podem ser reformadas, mas muitas dessas moradias estão em áreas de risco e não poderão mais ser habitadas. Muitas famílias atingidas terão de ser realocadas em novas áreas, informam os representantes dos municípios.
“Essa é uma primeira reunião para saber a realidade das cidades e alinhar ações. Queremos, em parceria com os municípios, buscar soluções ágeis e métodos inovadores para atender as famílias atingidas o mais rápido possível”, disse Jader Filho.
Todos os municípios foram chamados a falar na reunião, que contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, além da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.
Leia mais:
Governo já destinou mais de R$ 1,7 bilhão em recursos emergenciais para fortalecer a rede de saúde do RS
Na terça-feira (21/maio), Ministério da Saúde anunciou a destinação de R$ 202,2 milhões, dos quais R$ 76,3 milhões serão investidos na construção de 33 Unidades Básicas de Saúde em 30 municípios
Leave a Comment