MTE libera recursos de FGTS, Abono Salarial e Seguro-Desemprego para atingidos pelas chuvas no RS
Serão liberados R$ 2,9 bi, beneficiando mais de 900 mil gaúchos
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai liberar duas parcelas adicionais do Seguro-Desemprego e o Saque Calamidade do FGTS para os trabalhadores e trabalhadoras, antecipar parcelas do Abono Salarial e ainda possibilitar que os empregadores suspendam o recolhimento do FGTS por até quatro meses.
As medidas emergenciais são para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, e foram publicadas ontem, 7 de maio, por meio do Decreto n° 12.016 que dispensa o intervalo mínimo para novo saque do FGTS. Para colocar em prática essas medidas, o governo vai investir R$2,9 bilhões, beneficiando mais de 900 mil gaúchos.
As medidas valem para todos os municípios que o governo federal decretar estado de calamidade pública, que hoje são 336, mas a lista de municípios deve aumentar. A única exceção é a antecipação de pagamento do Abono Salarial, que vale para todos os municípios do Rio Grande do Sul. Com o reconhecimento do estado de calamidade, os municípios podem receber repasses federais com mais agilidade, sem passar pela burocracia.
O FGTS calamidade já pode ser retirado a partir desta quarta-feira (8/.maio). A suspensão do pagamento do FGTS para empresários também já está valendo. E o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial a partir de segunda-feira (13/maio).
Na segunda-feira (6/maio), o ministro Luiz Marinho se reuniu com a equipe, e à tarde conversou com entidades do Rio Grande do Sul como Fecomércio, FIERGS, FECOSUL, CUT e Superintendência do Trabalho do RS. “O governo do presidente Lula está trabalhando pela reconstrução do Rio Grande do Sul. Esse momento é de união de todos e o governo federal vai participar ativamente pela reconstrução, os prejuízos são imensos”, disse o ministro, que esteve no Rio Grande do Sul no domingo (5/maio) com o presidente Lula.
Leave a Comment