PF encontra garimpo ilegal no Amazonas e resgata 70 trabalhadores


Os trabalhadores encontrados estavam envolvidos na extração de minérios em poços subterrâneos em Maués, sem equipamentos de proteção individual

A Polícia Federal anunciou a descoberta de mais de 70 trabalhadores sujeitos a condições degradantes, equiparadas à escravidão, no sul do estado do Amazonas, envolvidos na extração ilegal de ouro. A Operação Mineração Obscura iniciou na sexta-feira, 24/abril.

Em comunicado, a polícia informou que, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e outros órgãos, deu início à Operação Mineração Obscura na última sexta-feira, para investigar denúncias de atividades de mineração ilegal na cidade de Maués, sul do Amazonas, e resgatar trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Os trabalhadores estavam envolvidos na extração de minérios em poços subterrâneos, sem equipamentos de proteção individual. Segundo a PF, o local pratica o chamado garimpo de poço. Trata-se de uma prática em que os trabalhadores operam embaixo da terra, sem qualquer equipamento de proteção individual. O comunicado também menciona a prática de servidão por dívida, indicando exploração desumana. Fioram apreendidos cadernos com anotação de compras aque indicam dívida dos trabalhadores, apontando, por exempolom, materiais de higiene e alimentação.

O local é apontado nas investigações como um dos mais lucrativos da América Latina em extração ilegal de minérios, com uma produção diária superior a 6 quilos de ouro.

"A ação conjunta visa não apenas a coibir atividades ilegais, mas também a proteger os direitos dos trabalhadores e preservar o meio ambiente", acrescentou a Polícia Federal.

As autoridades destacaram que os responsáveis pela mineração ilegal serão responsabilizados legalmente, e que serão tomadas medidas para garantir o resgate e a assistência adequada aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade encontrados.


Leia mais:
Operação resgata mais de 70 em trabalho análogo ao escravo em garimpo no AM
Operação da Polícia Federal, ICMBio Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho encontrou trabalhadores desprotegidos em garimpo que é considerado um dos mais lucrativos da América Latina

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.