Prefeitura de Caxias quer internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani
Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, tem atualmente capacidade
para receber 12 voos comerciais diariamente
Prefeito Adiló Didomenico confirmou contato com a Anac
Com o principal aeroporto internacional do estado inoperante [Salgado Filho, em Porto Alegre], a prefeitura de Caxias do Sul providencia melhorias na infraestrutura do Aeroporto Hugo Cantergiani, que desponta como referência para o tráfego aéreo. Para garantir eventual ampliação da capacidade de pousos e decolagens no Rio Grande do Sul, o município vai solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a internacionalização do equipamento.
O prefeito Adiló Didomenico confirma a infomação. Ele projeta para 40 dias a entrega de melhorias, como ampliação das áreas de embarque e desembarque e instalação de equipamentos para aprimorar o pouso e a decolagem em caso de chuva ou neblina, o que, de fato, é um problema que o aeroporto enfrenta em função do clima na região.
O prefeito acentua que as melhorias permitirão receber passageiros com mais conforto e segurança, e não vê problemas para que a mudança de patamar do aeroporto seja confirmada após a entrega dessas melhorias. Mesmo assim, ele repassa a decisão para a Anac, órgão ao qual ela, de fato, cabe.
"Nós vamos quase triplicar a nossa área de acolhimento das pessoas. Com 800 metros quadrados de área, nós temos condições tranquilamente para a Polícia Federal, Anvisa e Receita Federal se instalarem. Acho que [a internacionalização] para Caxias é bom. Prova que o nosso aeroporto é um bom equipamento. A ampliação que a gente está fazendo, eu entendo, vai dar um resultado bem interessante. Agora, claro, essa questão da internacionalização não depende do município, são os órgãos controladores que vão avaliar " explica o prefeito ao Jornal Pioneiro.
Um aeroporto, para entrar na categoria internacional, conforme normas da
Agência Nacional de Aviação (Anac), precisa atender diversas operações de tráfego aéreo internacional, como normas alfandegárias, de polícia de fronteira, de saúde pública, de
vigilância agropecuária e demais requisitos estabelecidos em regulamentos
específicos.
Com Arena e Beira-Rio inundados e diante da incerteza sobre a retomada das operações do Salgado Filho por pelo menos seis meses, a dupla Gre-Nal avalia jogos nos estádios do Caxias e do Juventude ou pelo menos a utilização da Serra como base para deslocamento de times.
A solicitação dos clubes foi feita pessoalmente na última sexta (17/maio) ao ministro Paulo Pimenta, titular do Ministério Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, em reunião presencial no Estádio Beira-Rio. Adiló já se reuniu, também, com o ministro Silvio Costa Filho, momento em que abordaram questões ligadas a tecnologia, inteligência e informações, disse o própriom ministro.
Mais concorrentes no pleito
O Rio Grande do Sul tem quatro aeroportos internacionais: o Rubem Berta, em
Uruguaiana; o Comandante Gustavo Kraemer, em Bagé; o João Simões Lopes Neto,
em Pelotas e o Salgado Filho, em Porto Alegre. Caxias do Sul pleiteia essa
condição para o seu. Antes da catástrofe climática que assola o estado, a
cidade planejava a transferência de seu aeroporto para Vila Oliva.
Em entrevista à
Rádio Gaúcha [Gaúcha Atualidades] , de Porto Algre, o ministro Silvio Costa Filho
acentuou que ampliar aeroportos do Interior entra no plano de reconstrução do
RS: "Para logo", frisou, listando as cidades que estão no radar do governo
federal, já considerando uma perspectiva futura.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho em uma visita ao
RS
O ministro adianta que a ampliação da malha de aeroportos tem urgência. "Todo projeto de ampliação de pista, de requalificação de terminal, de ampliação da parte estrutural do aeroporto precisa ter projetos. Estamos detalhando os aeroportos, para, a partir daí, iniciarmos os projetos de engenharia, necessários para saber o que será feito, o valor do investimento e fazer uma licitação.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho em uma visita ao
RS
O ministro adianta que a ampliação da malha de aeroportos tem urgência. "Todo projeto de ampliação de pista, de requalificação de terminal, de ampliação da parte estrutural do aeroporto precisa ter projetos. Estamos detalhando os aeroportos, para, a partir daí, iniciarmos os projetos de engenharia, necessários para saber o que será feito, o valor do investimento e fazer uma licitação.
Estamos elencando esses aeroportos. Temos uma situação plural no Rio Grande
do Sul, onde alguns aeroportos ainda são geridos pela Infraero, outros pelos
municípios, outros o governador Eduardo Leite estava querendo fazer
privatizações. Na próxima segunda-feira (27/maio), possivelmente, teremos
uma reunião com o governador sobre qual a política aeroportuária que vamos
avançar".
Já nos reunimos com o Prefeito de Caxias do Sul, adiantou o ministro,
elencando alguns pontos da pauta, como tecnologia, inteligência,
informação...
Silvio Costa Filho adiantou, na entrevista, que o estado tem mais
de 15 aeroportos regionais. E que o governo trabalha o fortalecimento do
aeroporto de Santo Ângelo. Adiantou, ainda, que há sugestões de ideias para
o aeroporto de Gramado. Vamos trabalhar pelo aeroporto de Uruguaiana e
tentarmos fortalecer os de Pelotas, Santa Rosa e Passo Fundo... Têm chegado
algumas sugestões. Vamos construir de forma coletiva, adiantou.
Leave a Comment