Rio Grande do Sul receberá cerca de R$1 bilhão a mais para recuperação de rodovias federais

Ministério dos Transportes prevê que rotas emergenciais sejam restabelecidas em seis dias. Liberar conexões com Porto Alegre ao norte e sul do estado pelas BRs 116 e 290/RS é prioridade

Foto: DNIT/Divulgação
DNIT realiza obras em trecho prioritário da BR-290, que liga a capital Porto Alegre ao sul do estado gaúcho 


"Não falta recurso neste momento". A fala do foi ministro Renan Filho, em reunião na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante evento com mais de quatro horas de duração no plenário.

No encontro, o ministro destacou as ações sob responsabilidade da pasta. "A BR-116 para o sul, que faz uma conexão com a BR-290, será liberada no dia 12 deste mês. Ela também está com alagamento. A gente espera liberar todo o Complexo Scharlau e a ponte sobre o Rio dos Sinos até 10 de maio, também a ligação de Eldorado até Porto Alegre. O trabalho nessas rodovias é o que nós estamos chamando de caminhos assistenciais, o dia 12 é o nosso prazo", anunciou.

Os investimentos vão ser massivos para reparar o caos provocado pelas chuvas no estado. “A gente espera que os investimentos, só nas rodovias federais, passem de R$ 1 bilhão, aqui no Rio Grande do Sul. Isso a mais, R$ 1 bilhão só em virtude das chuvas. Já existia R$ 1,7 bilhão, que o estado tem para fazer suas obras. A gente estava duplicando a BR-290, concluindo a duplicação da BR-160, fazendo a travessia de Ijuí”, enumerou o ministro.


Dos trechos afetados pelos temporais, seis já foram liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Eles são:

BR-116 (Estância Velha - Nova Petrópolis)

BR-116 (Vacaria - Campestre da Serra)

BR-116 (Caxias - São Marcos)

BR-372 (Santa Maria - Caçapava do Sul)

BR-470 (Carlos Barbosa - Montenegro)

BR-386 (CCR Via Sul): Ponte Sul sobre Rios Taquari


Prioridades de trabalho

O ministro visitou durante a tarde um dos trechos de reparos prioritários na BR-290, entre as cidades de Eldorado e Santa Maria, setor conhecido como bueiro em Eldorado do Sul. O trecho é um dos vitais para a normalização do tráfego na região. “Esses caminhos serão feitos em pedra, a gente vai elevar o nível da pista para retirar as áreas alagadas. Por isso que só vai passar caminhão, salvamento, depois disso a gente só pode pensar numa liberação mais ampla quando as águas do Guaíba baixarem”, destacou Renan Filho. Ainda sobre investimentos, o ministro recordou o histórico recente.

“O presidente Lula já havia quadruplicado o investimento no Rio Grande do Sul. Para uma comparação rápida: em 2022, último ano do governo anterior, foi aplicado aqui cerca de R$ 450 milhões. Ano passado nós aplicamos R$ 1,3 bilhão. Ou seja, quase quatro vezes mais recursos para fazer as obras do estado andar em mais velocidade. Só que agora, com essa realidade, além das obras, nós vamos ter que aplicar muito mais recursos para o restabelecimento do funcionamento da malha viária daqui.”

Leia mais:
Lula anuncia com Pacheco e Lira decreto para facilitar envio de recursos ao RS
O petista fez o anúncio em reunião ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Planalto

Assista: 




Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.