São Leopoldo conclui conserto emergencial do dique de proteção do Rio dos Sinos

Obras são emergenciais e projeto de ampliação dos diques de proteção
será feito em parceria com os governos federal e do estado
Em coletiva de imprensa, prefeito Ary Vanazzi anunciou que bombas estão retirando a água acumulada na cidade
Brasil de Fato – São Leopoldo é a primeira cidade da Grande Porto Alegre a reconstruir, mesmo de forma emergencial, o seu sistema de proteção contra enchentes, rompido pela força das águas do rio do Sinos na semana passada. O anuncio foi feito pelo prefeito Ari Vanazzi (PT) em coletiva virtual na tarde desta quinta-feira (16/maio).
O conserto nos diques rompidos foi terminado à meia noite de quarta-feira (15) e as bombas já estão retirando a água acumulada dentro da cidade para o leito do rio dos Sinos. Vanazzi salientou que este conserto é emergencial e que um projeto de ampliação dos diques de proteção será feito em parceria com os governos federal e do estado.
O MST emprestou uma de suas bombas utilizadas na irrigação das lavouras de arroz orgânico de Viamão, com capacidade de mil litros por segundo, que está sendo utilizada na Campina e no arroio Cerquinha. “Ali estão tirando a água esta bomba do MST e mais duas do Irga, são sete mil litros por segundo”, explicou Vanazzi.
Recomeço
Vanazzi atualizou a situação do município. São cerca de 180 mil pessoas atingidas com as enchentes, 13 mil abrigados nos alojamentos da cidade, mais de 100 mil pessoas fora de suas casas e 34 mil casas atingidas pelas cheias.O prefeito descartou a ideia de construir “cidades provisórias”. Segundo ele, com a recuperação do sistema não é necessário. “São poucas as pessoas que não terão suas casas de volta e isso poderá ser resolvido com o aluguel social e outros projetos do governo federal.”
Segundo ele, a vida será retomada com a ajuda do estado nas três esferas, federal, estadual e municipal. “Este discurso de que só o povo ajuda o povo não passa de balela ideológica neoliberal. As pessoas têm as suas vidas e ajudam por pouco tempo, mas para resolver este tipo de problema somente o governo”, pontuou.
Ele lembrou que ainda ontem, em São Leopoldo, o presidente Lula (PT) salientou que não faltará auxílio para os entes federados e nem para as pessoas físicas.
O prefeito de São Leopoldo ressaltou, entretanto, que o sistema de bombas da vila Brás e do bairro Santo Afonso são de responsabilidade da prefeitura de Novo Hamburgo. “ Nós consertamos os diques porque são comuns mas estas bombas são responsabilidade deles”, justificou Vanazzi.
Leia também:
Dilma desmente mais uma fake news sobre relatório que previu enchentes no RSDiversos veículos publicaram informações enganosas sobre relatório que previu enchentes no RS
Leave a Comment