Bolsonaristas do 8/1 pediram refúgio a Milei na Argentina, que agora tem de extraditá-los


Pedidos de refúgio não garantem proteção automática aos solicitantes




Brasil 247 – Mais de 60 brasileiros bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro solicitaram refúgio ao governo ultradireitista de Javier Milei na Argentina, informa o portal UOL. Os pedidos de refúgio coincidem com a fuga de militantes bolsonaristas condenados ou réus pelos ataques contra a democracia brasileira.

Os pedidos criam uma "permanência provisória" de três meses no país, permitindo aos fugitivos morar, trabalhar, estudar e acessar serviços de saúde. Eles, porém,  não garantem proteção automática aos solicitantes. Quem decide isso é a Comissão Nacional para os Refugiados  da Argentina (Conare),  órgão do Ministério do Interior, que  analisa e decide caso a caso. 

A Polícia Federal do Brasil prendeu na quinta-feira (6/junho) 49 pessoas que ofereceriam risco de fuga. O órgão, agora, está empenhado em garantir a extradição dos fugitivos que estariam na Argentina. A inclusão dos nomes desses indivíduos na "lista vermelha da Interpol" já foi solicitada.

A operação, que mobilizou autoridades em 18 estados e no Distrito Federal, cumpriu 208 medidas judiciais, incluindo prisões e recxolocação de tornozeleiras eletrônicas. As autoridades continuam buscando outros 159 condenados e investigados que permanecem foragidos.

O fato de a fuga de signifitivo número de indivíduos ocorrer simultaneamente, assim como o destino escolhido,  acende alerta para a existência de um movimento coordenado que sinaliza para a possível continuidade da tentativa de golpe caracterizada como o "8 de janeiro". 



Leia mais:
Brasil pedirá à Argentina extradição de 65 bolsonaristas foragidos dos ataques de 8 de Janeiro
Operação da PF nesta quinta-feira visou os bolsonaristas que descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países








Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.