Governo Federal anuncia ações para retomada do turismo no Rio Grande do Sul
Ministros Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à
Reconstrução do RS) e Celso Sabino
Estratégia envolve o aumento no número de voos, a concessão de financiamento para atividades turísticas e o estímulo às viagens ao estado, entre outras iniciativas
Visando a acelerar a retomada do turismo no Rio Grande do Sul e impulsionar a economia local, os ministros Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS) e Celso Sabino (Turismo) estiveram nas cidades de Gramado e Canela para apresentar as ações do Governo Federal em apoio ao estado. O aumento no número de voos, a concessão de financiamento para atividades turísticas. O estímulo às viagens ao Rio Grande do Sul estão entre as iniciativas.
Uma das possibilidades debatidas é a ampliação do aeroporto de Caxias do Sul e a implantação de um aeroporto de porte médio nas cidades de Torres e Canela. “Estamos discutindo com alguns executivos da área aeroportuária de Brasília e temos várias possibilidades na mesa. Eu, o ministro Pimenta e toda a equipe de governo do presidente Lula estamos trabalhando para que todas essas possibilidades sejam concretizadas para breve retomada dos voos para o estado”, destacou Sabino.
Durante o encontro com representantes locais do setor, que contou com a presença dos prefeitos Nestor Tissot (Gramado), Constantino Orsolin (Canela), Marcos André Aguzzolli (São Francisco de Paula) e Martim Wissmann (Nova Petrópolis), o ministro falou também das ações do MTur para apoiar os empreendimentos gaúchos.
Entre as medidas já iniciadas pelo ministério está a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas. Do total, R$ 100 milhões já foram repassados e o valor restante será aportado conforme o avanço das contratações. O recurso pode ser utilizado para capital de giro, compra de equipamentos e obras de reforma e ampliação.
“Estamos trabalhando fortemente para a retomada do Rio Grande do Sul porque a chuva vai parar, a água vai secar, a lagoa vai descer e o crescimento econômico vai voltar, porque todos nós entendemos que o crescimento econômico salva vidas, promove a geração de empregos e uma distribuição de renda democrática", afirmou o ministro Sabino.
O ministro Paulo Pimenta reforçou as ações do Governo Federal, como a Medida Provisória que liberou R$ 15 bilhões que poderão ser utilizados em financiamentos para empresas de todos os portes do Rio Grande do Sul. “Essa ação faz parte do Fundo Social e disponibilizará recursos para abertura de crédito em locais atingidos por calamidades públicas”, disse Pimenta.
Em outra frente, o MTur dará visibilidade aos atrativos turísticos gaúchos em grandes festivais internacionais para promover o turismo na região. Na posição de homenageado na Feira Internacional de Turismo (FIT), que ocorre em Buenos Aires, em setembro, o Brasil priorizará a divulgação do estado. A Argentina é o principal emissor de turistas ao Brasil e o principal receptor estrangeiro de turistas do Rio Grande do Sul.
O MTur também trabalha para que a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que realiza-se em Madri, na Espanha, no mês de janeiro, homenageie o turismo do estado gaúcho.
As cidades da Serra Gaúcha concentram atrações como parques temáticos, ótima gastronomia e belezas naturais da conhecida Região das Hortênsias. Somente em 2023, Gramado recebeu cerca de oito milhões de turistas. O número foi um recorde histórico, com aumento de 6% em relação a 2022, quando cerca de 7,5 milhões de pessoas passaram pela cidade.
CAMPANHAS
O ministro Paulo Pimenta destacou que o Governo Federal anunciará, nos
próximos dias, uma campanha publicitária, em parceria com o MTur, reforçando
para os brasileiros que a melhor forma de ajudar o estado é manter suas
viagens e fazer turismo, incentivando a economia local.
Em maio, o Ministério do Turismo lançou a campanha de sensibilização “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramar viagens previstas para o Rio Grande do Sul em outros períodos.
Em maio, o Ministério do Turismo lançou a campanha de sensibilização “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramar viagens previstas para o Rio Grande do Sul em outros períodos.
Leave a Comment