Ministério das Cidades apresenta investimentos para Amazônia Legal no 1º Fórum de Deputados Estaduais da região

Ampliação do subsídio das Faixas 1 e 2 do MCMV para facilitar acesso das famílias de baixa renda ao crédito habitacional foi destaque
Min. das Cidades – O ministro das Cidades, Jader Filho, participou na terça-feira (18/junho) do 1º Fórum de Deputados e Deputadas Estaduais da Amazônia Legal. O evento, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) e pelo Parlamento Amazônico, reuniu parlamentares e representantes estaduais para debater projetos com foco nas questões ambientais e de desenvolvimento da região.
No Fórum, Jader Filho mencionou os investimentos do Governo Federal nos nove estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão —, como os R$ 2 bilhões do PAC seleções e os R$ 7 bilhões na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento urbano e a infraestrutura nos estados da Amazônia Legal. Esses investimentos são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o crescimento sustentável na região”, afirmou o ministro.
Jader Filho chamou a atenção dos parlamentares, também, para a importância de desenvolver projetos que possibilitem às famílias acessar financiamentos disponíveis do programa Minha Casa, Minha Vida. “Nós precisamos estimular os estados da região Norte a desenvolverem mais projetos para que os recursos destinados a essas áreas não sejam transferidos a outras regiões do país. É essencial que os governos estaduais e municipais façam parcerias para ampliar o acesso aos financiamentos do Minha Casa, Minha Vida”, enfatizou.A meta do governo Lula tem é entregar dois milhões de unidades habitacionais em quatro anos, sendo 1,5 milhão de financiamento e 500 mil com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). “Já alcançamos boa parte dessa meta com 750 mil novos financiamentos em apenas um ano e cinco meses. Isso demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento habitacional em todo o país, especialmente na Amazônia Legal, onde a necessidade de habitação é crucial para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Jader Filho também falou sobre investimentos em saneamento ambiental, que somam R$ 5,3 bilhões na Amazônia Legal. Além disso, destacou os investimentos em mobilidade urbana para a região, com R$ 3,6 bilhões; em desenvolvimento urbano e metropolitano, com R$ 561 milhões; e em urbanização de favelas, com R$ 1,1 bilhão.
Parlamento Amazônico
Laerte Gomes, presidente do Parlamento Amazônico, salientou que essa missão deve ser acompanhada de parcerias sólidas com o Congresso Nacional e o Governo Federal para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população local. “A união entre os governos estaduais e municipais com o Governo Federal é fundamental para garantir que os recursos necessários para o desenvolvimento sustentável da Amazônia sejam mantidos na região”, ressaltou Gomes.O Fórum também contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que apresentou projetos para a região.
Leave a Comment