Na Europa, Lula teve encontro com diversos chefes de Estado

Puglia- Itália - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, posa para a fotografia oficial da reunião do G7, ao lado dos Chefes de Estado e de Governo dos países do segmento externo da Cúpula do G7 e os representantes de organizações internacionais convidadas, no Hotel Borgo Egnazia.


Líder brasileiro enfatizou prioridades à frente da Presidência do G20, como o combate à fome e a reforma de instituições multilaterais


No último dos encontros bilaterais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na extensa agenda na Cúpula do G7, o líder brasileiro teve uma conversa com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anfitriã do evento.

O presidente parabenizou Meloni pela organização do G7, agradeceu a solidariedade manifestada por ela diante das consequências das enchentes no Rio Grande do Sul e conversou sobre a perspectiva da viagem que o presidente italiano, Sergio Mattarela, fará ao Brasil em julho, numa agenda que prevê encontros com a comunidade italiana.

O presidente brasileiro reforçou convite à primeira dama para visitar o Brasil, sugerindo  que viesse inclusive com uma comitiva empresarial, levando em conta a grande presença de empresas e descendentes de italianos em nosso país.

Na agenda política, os dois líderes trataram de segurança alimentar, desenvolvimento social e transição energética e enfatizaram os profundos laços históricos entre as duas nações.

G20  

Na conversa, Meloni confirmou presença na Cúpula do G-20, de  18 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Lula ressaltou a necessidade de união e indignação da comunidade internacional diante das 750 milhões de pessoas que passam fome ou estão em grave situação de insegurança alimentar. A Aliança Global contra a Fome é uma das principais bandeiras da Presidência brasileira à frente do G20. Lula destacou, ainda, a necessidade de reforma das instituições de governança global e de um novo papel para a Organização das Nações Unidas.



🇧🇷🇮🇹 Presidente Lula e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniram em uma bilateral na manhã deste sábado (15). Brasil e Itália presidem, respectivamente, os grupos do G20 e G7 neste ano.

📲 Digital/PR pic.twitter.com/OEBbaA9JJg— Governo do Brasil (@govbr) June 15, 2024



BILATERAIS 

O presidente Lula também participou de reuniões com a representante da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; com o premiê da Índia, Narendra Modi; com o presidente da Turquia, Recep Erdoğan; com o presidente da França, Emmanuel Macron, além de ter um encontro com o Papa Francisco. Mais cedo neste sábado, Lula também teve um encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.