Campos Neto comanda o ataque especulativo contra o real e precisa ser investigado


O objetivo é provocar a desvalorização, estimular a inflação e forçar uma nova alta dos juros, para sabotar o governo de Lula, seu adversário político


Por Leonardo Attuch

Vamos desenhar o que Campos Neto está fazendo. Ao sinalizar para o mercado que o Banco Central não vai intervir no câmbio, utilizando as reservas acumuladas nos governos Lula e Dilma, ele diz aos especuladores que a porteira está aberta.

Como os agentes percebem que não haverá leilões de swap, a alta do dólar se torna uma profecia auto-realizável porque aquele que poderia agir, que é Campos Neto, decidiu dormir no ponto.

Como o desemprego está caindo e a renda dos brasileiros está subindo, um câmbio estável poderia contribuir para evitar uma inflação de demanda. No entanto, Campos Neto estimula o ataque ao real num país que vem apresentando um forte superávit comercial (US$ 100 bi ao ano).

A desvalorização potencializa as expectativas inflacionárias e não será surpresa se, daqui a pouco, Campos Neto e agentes do mercado começarem a falar em necessidade de subir os juros para ancorar a inflação.

Isso mostra que o Brasil não tem um Banco Central independente, pois Campos Neto não é um agente técnico e neutro. Ele é um dos líderes da oposição ao governo Lula, ou seja, uma aberração institucional.

Sei que faltam apenas seis meses, mas o caminho correto seria denunciar as ações sabotadoras de Campos Neto ao Senado Federal. Até para que ele possa ser responsabilizado pelos prejuízos que está causando ao País.

  

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.