Governo Lula não vai cobrar mensalidades em universidades públicas – notícia da Folha de S. Paulo é fake


Informação foi desmentida ao professor Daniel Cara, que cobra um desmentido oficial do governo

Continua a fábrica de Fake News. Notícia da Folha de S. Paulo afirmou que, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartar mudanças no piso de despesas com educação, a equipe econômica estaria analisando outras medidas de ajuste. Entre elas, estaria a cobrança de mensalidades de alunos ricos em universidades públicas e a alteração de parâmetros do Fundeb. Essas medidas fariam parte de um conjunto de mais de cem iniciativas visando o reequilíbrio fiscal, é oi que diz reportagem da Folha de S. Paulo.

Segundo a Folha, a cobrança de mensalidades nas universidades públicas valeria apenas para alunos de classes sociais mais favorecidas, afetando parte dos 1,3 milhão de estudantes matriculados na rede federal de ensino superior. E para o Fundeb, a matéria sugere que possíveis mudanças poderiam proporcionar maior flexibilidade orçamentária, como a elevação do percentual da contribuição da União que pode ser contabilizado no piso federal da educação e a redução do percentual do fundo destinado ao pagamento dos profissionais da educação básica.

A informação foi desmentida por fontes internas do governo ao professor Daniel Cara (Brasil 247), que reiterou a importância da equipe econômica se manifestar publicamente sobre o assunto para evitar mal-entendidos e proteger a imagem do presidente Lula. A reafirmação do compromisso com a educação pública e a manutenção dos parâmetros do Fundeb são essenciais para o avanço e a consolidação das conquistas educacionais no Brasil.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.