Lula se reúne com chanceler alemão, Olaf Scholz, em Nova York




O presidente do Brasil e o líder da Alemanha falaram sobre a COP29 e a COP30, e Scholz confirmou presença na Cúpula de Líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro


Planalto – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na segunda-feira, 23 de setembro, com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Nova York, na missão da Alemanha na cidade estadunidense.

Os dois líderes falaram sobre as reuniões da COP29, que será realizada em novembro deste ano em Baku, no Azerbaijão, e da COP30, em 2025, na cidade de Belém, no Pará. O chanceler alemão confirmou sua presença na Cúpula de Líderes do G20, que está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Lula e Scholz conversaram, também, sobre a continuação das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Alemanha e Brasil, que aconteceram pela última vez em Berlim, em dezembro de 2023, e devem ter sua nova etapa no Brasil, em 2025.

ALINHAMENTO 

Após a II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, em dezembro de 2023, em Berlim, os líderes de Brasil e Alemanha fizeram declaração conjunta à imprensa na qual confirmaram o alinhamento em temas diversos. Entre os quais, a promoção de industrialização verde, agricultura de baixo carbono, a bioeconomia e a meta de desmatamento zero até 2030.

Scholz também defendeu que o processo da transição ecológica resulte em geração de empregos no Brasil, com maior processamento de matéria-prima pela indústria brasileira.

G20 

Em junho de 2024, durante compromissos oficiais no G7, na Itália, o presidente Lula voltou a se reunir com o chanceler Scholz e enfatizou as agendas em torno do G20. Nesse contexto, Lula convidou a Alemanha para a Aliança Global contra a Fome, uma das prioridades brasileiras à frente da Presidência do G20, e enfatizou a necessidade de reforma de instituições de governança global.

Os líderes conversaram, ainda, sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e sobre a Organização Mundial do Comércio.


Leia também:

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.