Lula se reúne com presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Nova York



Foto: Ricardo Stuckert / PR
Um dos assuntos abordados foi a perspectiva de assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul

Reunião bilateral integra a agenda de compromissos do líder brasileiro, que nesta terça-feira (24/9) discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU


Planalto – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniram-se na segunda-feira, 23/setembro, em Nova Iorque, onde o líder brasileiro discursa nesta terça-feira (24/9), na abertura da Assembleia Geral da ONU.

Lula manifestou entusiasmo sobre a possibilidade de chegar à conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em breve. O presidente também mostrou-se preocupado com o crescimento de extremismos pelo mundo, o que se reflete no desempenho econômico global. O líder brasileiro ressaltou, contudo, os bons números do crescimento do país, acima das previsões de mercado. Citou, nesse sentido, o baixo desemprego, a aprovação do arcabouço fiscal, a retirada de 24,5 milhões de pessoas da fome no Brasil e as políticas de microcrédito como alguns dos expoentes da economia brasileira.


TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A pauta sobre energias limpas também foi discutida. Segundo Lula, é preciso aproveitar as oportunidades oferecidas pela transição energética. Ursula von der Leyen ressaltou a centralidade desse tema, por uma transição que leve em conta a necessidade de combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.

Ambos comentaram sobre a estiagem no Brasil. Lula destacou as secas recordes na Amazônia e a existência de muitos incêndios criminosos nesse período. O presidente recordou que recentemente se reuniu com dirigentes dos demais poderes do Brasil e falou sobre a necessidade da aprovação de uma legislação mais rigorosa sobre queimadas criminosas. Ele também falou sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, outra catástrofe derivada das mudanças climáticas.

Ursula von der Leyen ressaltou que os fenômenos climáticos também atingem a Europa, com incêndios e enchentes, e ambos reafirmaram a necessidade de políticas mais efetivas para o combate de desastres. A dirigente europeia frisou ainda a possibilidade de uma maior cooperação técnica entre as duas partes sobre esses fenômenos.


Leia mais:
Lula se encontra com primeiro-ministro do Haiti em Nova York
Presidente Lula se encontra com o Rei Abdullah II, da Jordânia

Lula com presidente da Guatemala: “Espero que seja o primeiro encontro de uma relação virtuosa”
Presidente brasileiro teve encontro bilateral com Bernardo Arévalo à margem das atividades da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.