Alemanha adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Foto: Hamburg Sustainability Conference / Divulgação




Governo alemão espera contribuir com a promoção da agricultura sustentável e com reforço das redes de segurança social


MDS – A Alemanha aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07.10), durante a Conferência de Sustentabilidade de Hamburgo. A proposta é uma das prioridades da presidência brasileira no G20 e visa canalizar recursos para programas eficazes que reduzam a fome e a pobreza – dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a adesão, o governo alemão espera contribuir com a promoção da agricultura sustentável e com reforço das redes de segurança social, tais como políticas de salário mínimo. Além disso, a Alemanha está colocando as ferramentas desenvolvidas no âmbito da Aliança Global para a Segurança Alimentar, lançada pela ministra Svenja Schulze em 2022, à disposição da proposta brasileira trabalhada na presidência do G20.

Essas ferramentas, promovidas em colaboração com o Banco Mundial, incluem planos nacionais de preparação para a segurança alimentar e nutricional em 25 países e um painel de dados de coordenação global que fornece informações em tempo real sobre a situação alimentar mundial.

Aliança Global


A missão da Aliança Global será, desde o seu lançamento até 2030, apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, ODS 1 e 2. Além disso, buscará reduzir as desigualdades e contribuir para revitalizar parcerias globais para o desenvolvimento sustentável e para a realização de outros ODS interligados, ao defender caminhos de transição sustentáveis, inclusivos e justos. A Aliança está aberta a governos, organizações internacionais, instituições de conhecimento, fundos e bancos de desenvolvimento, e instituições filantrópicas.

“Nós sabemos como eliminar o flagelo da fome e da pobreza. Temos, no mundo, todos os recursos financeiros e o conhecimento de que precisamos. É um objetivo plenamente realizável”, defendeu Wellington Dias. “Só precisamos construir a disposição política, mobilizar esses recursos de forma consistente onde estejam em abundância, e canalizá-los para os que mais precisam. Essa é exatamente a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, concluiu.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.