Cuba solicita oficialmente sua entrada no Brics como “país parceiro”

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, participará da cúpula do Brics na Rússia, de 22 a 24 deste mês





Sputnik via Brasil 247 –  Cuba solicitou oficialmente a sua incorporação aos Brics como “país parceiro”, através de uma carta enviada ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que exerce a presidência rotativa deste fórum político e econômico de países emergentes.

“Cuba solicitou oficialmente a sua incorporação ao BRICS como ‘País Parceiro’, através de uma carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ocupa a Presidência do Grupo, que se consolida como um ator chave na geopolítica global e na esperança para os países do Sul", sublinha uma mensagem publicada pelo diretor-geral de Assuntos Bilaterais do MInistério das Relações Exteriores, Carlos M. Pereira.


O Miguel Díaz-Canel, participará na cúpula ampliada dos Brics, que se reune na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 de outubro, conforme confirmado pelo embaixador russo em Cuba, Victor Koronelli, em entrevista concedida à agência TASS.

O Brics é um grupo e fórum político e econômico de países emergentes, que se tornou espaço internacional alternativo ao G7, fundado em 2006 por Brasil, China, Índia e Rússia, aos quais se juntou a África do Sul em 2011 e em 2024 se tornaram novos membros a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã.

O grupo representa 34% do território e 45,2% da população do planeta e 36,7% do Produto Interno Bruto mundial.



Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.