Em reunião com Lula, setor automotivo destaca aumento de vendas e volta do Salão do Automóvel
Representantes da Anfavea informaram que a produção de veículos
automotores no terceiro trimestre totalizou
715 mil unidades, 19% a mais que no mesmo período do ano passado
Crescimento registrado no terceiro trimestre deste ano fez o mercado voltar ao patamar pré-pandemia, aponta Anfavea
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que o emplacamento (venda) no mercado interno subiu 14,5% no terceiro trimestre. “É um crescimento bastante expressivo e estamos voltando ao número que havia no cenário pré-pandemia”, comentou. “Nos últimos meses, nós aumentamos em 60 mil novos empregos. Na cadeia do setor automobilístico, os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda mais”, pontuou.
PRODUÇÃO
A produção de veículos automotores no terceiro trimestre totalizou 715 mil
unidades, 19% a mais que no mesmo período do ano passado. Trata-se do
melhor trimestre em cinco anos no que diz respeito ao nível de produção.
No acumulado do ano, o crescimento da produção é de 7% sobre os primeiros
nove meses de 2023.
Sobre as exportações de veículos, Lima Leite ponderou que “apesar de ser um ano duro para as nossas exportações, nós crescemos 40% neste trimestre comparado ao segundo trimestre deste ano”. Ele também afirmou que “o Brasil tem um grande potencial”. “Hoje, nós viemos reafirmar o nosso compromisso com os investimentos no país. E também, após sete anos, viemos anunciar ao presidente Lula a volta do Salão do Automóvel”, ressaltou.
A previsão é que o Salão seja realizado de 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025, em São Paulo. A tradicional feira automobilística não ocorria desde 2018. A associação estima que um milhão de pessoas participem do evento.

Leave a Comment