Solidariedade a Gustavo Petro

Na Colômbia, o Conselho Nacional Eleitoral investiga o presidente Gustavo Petro e sua equipe por supostas violações dos limites de gastos na campanha presidencial de 2022, o que levou a considerar um golpe de Estado


“Como alguém que foi vítima de todo tipo de perseguição política, manifesto minha solidariedade ao presidente Gustavo Petro”, declarou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em suas redes sociais, sobre acusação de que Petro teria ultrapassado limite de gastos em sua campanha eleitoral em 2022. As acusações afirmam que o presidente e aliados recorreram a fontes proibidas e não declararam. 

“Lembro que, em 2016, a presidente Dilma foi vítima de um processo de impeachment sem fundamento jurídico e que foi o início de um período turbulento e traumático na história do Brasil”, enfatizou Lula.

Para Petro, a decisão do CNE é “o primeiro passo de um golpe de Estado” contra seu governo. O presidente da Colômbia recorreu à Corte Interamericana de Direitos Humanos por considerar que o órgão eleitoral viola o resultado das eleições que o elegeram presidente legitimamente.

Neste sentido, Lula disse que “não se pode renunciar ao devido processo legal quando o que está em causa é a vontade do povo expressa democraticamente através das urnas”. Ele comparou o caso de Petro ao julgamento político que culminou com o golpe que destituiu a Presidenta Dilma Rousseff, hoje presidenta do Banco dos BRICS,

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.