Brasil fica na 2ª colocação em investimento externo
Lula compartilha print da notícia sobre a informação da OCDE de que nosso País é o segundo a receber fluxos de Investimento Estrangeiro Direto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, na quinta-feira (31/outubro), em suas redes sociais, que o Brasil está “decolando desde que voltou para o rumo certo“. Ele compartilhou print da notícia sobre a informação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de que o Brasil é o segundo que mais recebeu fluxos de IED (Investimento Estrangeiro Direto), atrás somente dos Estados.
Na perspectiva global, o fluxo de IED se recuperou para US$ 802 bilhões no primeiro semestre de 2024. O relatório refere-se aos primeiros seis meses de 2024.
A OCDE disse que “os fluxos de IED no Brasil permaneceram estáveis, pois os movimentos em empréstimos intraempresariais e maiores lucros reinvestidos compensaram uma diminuição nos fluxos de capital“.
O documento, menciona que os fluxos de IED para a China continuaram diminuindo, por conta do contexto de risco geopolítico e pela incerteza econômica do país. Segundo organização, esses fatores impactam a confiança dos investidores estrangeiros.
Soma para um cenário positivo, a queda da dívia pública federal em 1,25% em setembro.
A DPF fechou o mês em R$ 6,947 trilhões, fora dos limites do Plano Anual de Financiamento, de R$ 7 trilhões a R$ 7,4 trilhões no ano. Já a Dívida Pública Mobiliária Federal Interna ficou em R$ 6,640 trilhões, queda de 1,13% e a Dívida Federal Externa somou R$ 307,34 bilhões (US$ 56,41 bilhões), uma retração de 3,71%, segundo o Valor Econômico. A indústria, por sua vez, teve, em setembro, o 2º maior consumo de eletricidade em 20 anos, segundo EPE (Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética). O setor liderou novamente a alta do mês, com acréscimo de 5,8% em setembro, enquanto o consumo residencial cresceu 3,9%, e o comercial, 1,5%.

Leave a Comment