Silvana Piroli, presidente do Sindiserv, compõe diretoria da Confederação dos Trabalhadores Municipais das Américas

Bogotá, Colômbia – A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, está representando o sindicato na 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que ocorre até o dia 15 de novembro, em Bogotá (Colômbia). O evento reúne sindicatos e entidades de diversos países em torno do tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”, destacando pautas fundamentais para os direitos dos trabalhadores do setor público.
Além de Silvana Piroli, a diretora de saúde do Sindiserv, Maria Lourdes Back de Lima, participa da conferência. Entre os temas discutidos estão a defesa de acordos coletivos, o fortalecimento da atividade sindical e a organização dos trabalhadores municipais.
No evento, Silvana Piroli foi convidada para compor a diretoria de Comunicação da recém-criada Confederação dos Trabalhadores Municipais das Américas (Contram), para a gestão 2025-2029. A nova organização surge como importante espaço de articulação e defesa dos direitos dos servidores públicos municipais em nível continental, com o objetivo de apoiar projetos e iniciativas que promovam melhores condições de trabalho em diferentes países.
“Encaminhamos um plano de ação para definir as principais lutas e projetos a serem defendidos. A defesa do acordo coletivo e a preservação da atividade sindical são pontos centrais para nós. A criação da Contram representa um avanço significativo, pois teremos uma rede de apoio e articulação para os trabalhadores municipais em várias frentes”, destacou Silvana Piroli.
Fortalecimento da atuação sindical
A
participação do Sindiserv na IAMRECON e na estruturação da Contram reforça o
papel do sindicato caxiense na luta por direitos sociais e trabalhistas. Para
Silvana, a nova diretoria da Contram terá a missão de atuar em defesa dos
servidores municipais, promovendo a troca de experiências entre países e
fortalecendo a representatividade dos trabalhadores em instâncias
internacionais.Maria Lourdes Back de Lima, por sua vez, enfatizou a importância da conferência como um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos. “Participar desse evento nos permite trazer novas ideias e estratégias para aprimorar nossa atuação local, além de construir pontes com outras entidades sindicais que compartilham das mesmas lutas”, afirmou.
Leave a Comment