Silvana Piroli, presidente do Sindiserv, compõe diretoria da Confederação dos Trabalhadores Municipais das Américas



Bogotá, Colômbia – A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, está representando o sindicato na 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que ocorre até o dia 15 de novembro, em Bogotá (Colômbia). O evento reúne sindicatos e entidades de diversos países em torno do tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”, destacando pautas fundamentais para os direitos dos trabalhadores do setor público.

Além de Silvana Piroli, a diretora de saúde do Sindiserv, Maria Lourdes Back de Lima, participa da conferência. Entre os temas discutidos estão a defesa de acordos coletivos, o fortalecimento da atividade sindical e a organização dos trabalhadores municipais.

No evento, Silvana Piroli foi convidada para compor a diretoria de Comunicação da recém-criada Confederação dos Trabalhadores Municipais das Américas (Contram), para a gestão 2025-2029. A nova organização surge como importante espaço de articulação e defesa dos direitos dos servidores públicos municipais em nível continental, com o objetivo de apoiar projetos e iniciativas que promovam melhores condições de trabalho em diferentes países.


“Encaminhamos um plano de ação para definir as principais lutas e projetos a serem defendidos. A defesa do acordo coletivo e a preservação da atividade sindical são pontos centrais para nós. A criação da Contram representa um avanço significativo, pois teremos uma rede de apoio e articulação para os trabalhadores municipais em várias frentes”, destacou Silvana Piroli.


Fortalecimento da atuação sindical

A participação do Sindiserv na IAMRECON e na estruturação da Contram reforça o papel do sindicato caxiense na luta por direitos sociais e trabalhistas. Para Silvana, a nova diretoria da Contram terá a missão de atuar em defesa dos servidores municipais, promovendo a troca de experiências entre países e fortalecendo a representatividade dos trabalhadores em instâncias internacionais.

Maria Lourdes Back de Lima, por sua vez, enfatizou a importância da conferência como um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos. “Participar desse evento nos permite trazer novas ideias e estratégias para aprimorar nossa atuação local, além de construir pontes com outras entidades sindicais que compartilham das mesmas lutas”, afirmou.

Sobre a IAMRECON e a ISP

A IAMRECON é uma das mais importantes conferências da Internacional dos Serviços Públicos, organização que representa mais de 30 milhões de trabalhadores em 154 países. O encontro em Bogotá reúne lideranças sindicais da América Latina e Caribe para discutir temas como democracia, justiça social, igualdade de gênero e sustentabilidade, em um momento de desafios crescentes para o setor público.

Com a presença de representantes de Caxias do Sul na conferência, o Sindiserv reafirma seu compromisso com a defesa dos servidores municipais e o fortalecimento da ação sindical em âmbito internacional. A nomeação de Silvana Piroli para a diretoria da Contram representa um reconhecimento de sua liderança e do papel estratégico do Sindiserv nas lutas pela valorização dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores.

A conferência segue até o dia 15 de novembro, com a participação de delegações de toda a região interamericana, promovendo o diálogo e a cooperação entre os trabalhadores do setor público.

Nenhum comentário

Obrigada por seu engajamento

Tecnologia do Blogger.